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4 estratégias para usar em sua empresa em tempos de crise

4 estratégias para usar em sua empresa em tempos de crise

Recentemente estamos vivendo períodos conturbados em nosso país. A crise política e econômica deixou o mercado muito volátil e incerto. Apesar dos últimos meses terem apresentado melhoras nos índices econômicos, ainda assim, há muito que enfrentar pra conseguir encontrar a bonança.

A boa notícia é que aqueles que procuram se preparar e buscam soluções para os seus negócios, geralmente sentem apenas a “marolinha” da crise. E se você está aqui é porque sabe que precisa criar estratégias para superar as intempéries e manter seu barco adiante.

Lendo as próximas linhas e aplicando algumas técnicas, sua empresa se manterá firme e forte, apesar da crise.

 

1 – Esteja presente e assuma o controle

Grande parte dos problemas enfrentados por empresas que sentem mais a crise vêm da ausência dos diretores ou proprietários. Quando você assume o controle, toma a dianteira do negócio, pode participar das decisões, criar estratégias e ficar por dentro de detalhes que podem passar despercebidos. Pode, por exemplo, notar alguma atitude de algum funcionário ou um processo que vem prejudicando as vendas.

Quando você dá as caras, a equipe fica mais confiante e começa a ver que você está preocupado com o sucesso do negócio. Assim, todos passam a trabalhar unidos em prol de um objetivo em comum.

 

2 – Fique atento às necessidades do cliente

Faça uma pesquisa com seus clientes e veja se o seu produto ou serviço ainda atende as necessidades dele. Talvez seja necessário mudar o preço, a forma de pagamento, de entrega. Talvez seja interessante criar um novo sabor, textura ou fracionamento. Você deve estar atento ao que acontece no ambiente para traçar estratégias que possam fazer seu produto ou serviço continuar tendo relevância para seus clientes.

Um exemplo disso é a Agendor. O serviço ajuda vendedores a gerenciar e aumentar suas vendas. Antes eles tinham planos fechados para números aproximados de funcionários. Acima de 10 pessoas era um preço, acima de 20 outro. Mas, então, notaram que quem tinha 7, não queria pagar o mesmo preço de quem tinha 10. Por isso resolveram criar valores com base no número exato. Dessa forma encontraram uma maneira de continuar sendo relevantes pro seu cliente e continuar vendendo e lucrando, mesmo na crise.

 

3 – Crie estratégias para se diferenciar dos concorrentes

Hoje o mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, só quem inova consegue se manter na dianteira. Pense em estratégias que podem te diferenciar dos concorrentes. Não pense apenas no preço. Vá além. Ofereça coisas que o cliente não espera, dê experiências marcantes. Você pode pensar em eventos especiais, investir num pós-venda melhor, apostar em um ambiente diferenciado ou algum serviço personalizado. Pense com a cabeça do cliente e tente surpreendê-lo.

 

4 – Invista no aperfeiçoamento constante das lideranças

Conhecimento é a principal arma contra qualquer crise. Por isso, invista em você e na sua equipe. Busque cursos, workshops, palestras e livros que possam lhe dar novas ideias, ampliar sua visão de mundo e ajudar a criar novas estratégias para vencer a crise.

Se você já é formado, vale a pena também investir em uma pós-graduação, principalmente nas áreas de gestão de negócios e finanças. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais fácil será para vencer qualquer crise.

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