Entre as opções de cursos disponíveis nas principais universidades, estão englobadas opções que envolvem as áreas das ciências exatas, humanas ou biológicas. Cada um desses campos do conhecimento apresentam focos diferenciados e que são adequados para diferentes perfis de alunos.

Está na dúvida de que área seguir? Fique tranquilo!  É comum ficar receoso em relação a que opção escolher na hora de ingressar no ensino superior. Por isso, decidimos criar um pequeno guia para te ajudar na tarefa. Confira!

Saiba como escolher entre exatas, humanas ou biológicas

Decidir no que ingressar não é uma tarefa fácil. Atualmente são diversos tipos de cursos que envolvem diferentes áreas do conhecimento. Para conseguir decidir qual carreira seguir, é essencial definir em quais são as suas principais afinidades.

Quais eram suas matérias preferidas na época da escola? Pensar nisso pode ajudar a encontrar a melhor opção, porém, também é importante considerar outros fatores:

1. Liste alguns dos temas gerais que mais interessam você

A escolha da área da ciência e curso de formação superior que você pretende seguir é um passo muito importante, certo? A primeira dica para conseguir definir qual área mais combina com você, liste alguns temas que mais despertam o seu interesse. Para facilitar o processo, selecione 10 pontos.

Desses assuntos que foram listados, apresentam mais relação com a área de exatas, biológicas e humanas? Realize essa associação e observe o resultado.

2. Liste alguns dos temas gerais que mais interessam você 

Da mesma maneira que você listou quais assuntos mais geram seu interesse, repita a tarefa criando uma lista com as atividades que mais gosta de realizar. Completa a tarefa selecionou 10 itens e tente relacioná-la com cada área do conhecimento. Por exemplo, caso você goste muito de ler e escrever, é possível que tenha mais afinidade com o campo das humanas e estudos sociais.

3.Faça testes vocacionais

Após criar as duas listas, é possível que você consiga enxergar melhor para qual área tem sua preferência. Porém, para não restarem dúvidas, que tal fazer um teste vocacional? Por meio de uma espécie de quiz, com perguntas e respostas, é possível obter uma análise mais completa e definir melhor o perfil do aluno, fato que auxiliará na hora de decidir entre  exatas, humanas ou biológicas. Existem muitas opções que podem ser encontradas na internet, de forma gratuita.

Gostou do nosso guia para ajudar na escolha entre as áreas de exatas. humanas ou biológicas? Aproveite para conferir todos os cursos oferecidos pela Avantis Educacional, encontre cursos de graduação dentro das três principais áreas do conhecimento e dê o primeiro passo rumo ao seu sucesso profissional!