Há tantos ramos diferentes na Engenharia que pode ser um verdadeiro desafio escolher aquela mais adequada para sua graduação, não é mesmo? Neste artigo vamos falar sobre a profissão de bacharel em Engenharia Elétrica, especificando o que faz o profissional, como é o mercado de trabalho e quais as temáticas que envolvem a grade do curso universitário.

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

Você consegue imaginar sua vida sem energia elétrica? Inúmeras das mais simples ações de nosso dia a dia estão diretamente ligadas com ela, desde ligar um interruptor de luz até mesmo esquentar algo no microondas. Nada disso seria possível sem a energia.

Se hoje você abre a porta de sua geladeira, toma banho em um chuveiro elétrico e sobe para o andar de cima por uma escada rolante, deve isso a um bacharel em Engenharia Elétrica.

São cinco anos de aulas que envolvem desenho técnico, cálculo, física, elaboração e desenvolvimento de sistemas, entre outros. O estágio monitorado e o tradicional TCC — o Trabalho de Conclusão de Curso — são obrigatórios para que o estudante consiga obter o título da graduação.

Afinal, o que faz o bacharel em Engenharia Elétrica?

O curso prepara o aluno para lidar com geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. É possível trabalhar com estudos sobre eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo. O bacharel em Engenharia Elétrica conta com muitas portas abertas para exercer seus conhecimentos, como em:

  • automação industrial — projetar sistemas e escolher equipamentos de automação industrial;
  • construção civil — atua desenvolvendo os circuitos elétricos de alguma construção e elabora plantas;
  • fornecimento de energia — trabalha com o fornecimento em usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e solares.

O mercado de trabalho anda bastante aquecido para quem é bacharel em Engenharia Elétrica, portanto este é um ótimo momento para aqueles que pensam em investir nos estudos e seguir na profissão. Há vagas tanto para quem pretende atuar na iniciativa privada, como no setor público, outra característica que torna a área ideal para os mais diversos perfis de profissionais.

Se interessou pelo curso e quer ser um engenheiro elétrico? Confira mais sobre o tema no site da Avantis Educacional!