Escolher o curso superior adequado pode ser difícil, mas nada supera a sensação de saber exatamente o que se quer fazer, não é mesmo? Porém, mesmo quando já decidimos qual será nossa graduação, ainda é preciso entender algumas características essenciais para ter certeza da escolha que está sendo feita, como, por exemplo, entender a diferença entre bacharelado ou licenciatura.

Um dos cursos em que a distinção entre as modalidades de bacharelado ou licenciatura é maior é no de Educação Física. Portanto, se você quer fazer a escolha certa para seu futuro, confira as dicas que separamos aqui embaixo!

Afinal, qual a diferença entre bacharelado ou licenciatura?

Para escolher entre bacharelado ou licenciatura, primeiro é preciso conhecer a diferença entre ambos os tipos de graduação. Quando falamos sobre um mesmo curso, primeiro é necessário ter em mente que a base de ambas seguirá uma grade curricular semelhante.

Porém, no bacharelado, a faculdade forma os alunos para saírem de lá preparados para atuar no mercado de trabalho, exercendo aquela profissão na ativa. Ele não está habilitado para dar aulas.

Já na licenciatura, o profissional é treinado ensinar o seu ofício para outras pessoas. Isso significa que ele sai de lá pronto para dar aulas sobre aquele assunto.

Como essa diferença implica na minha graduação em Educação Física?

Quando falamos sobre licenciatura ou bacharelado dentro da Educação Física, as diferenças são bastante expressivas.

Quem deseja se formar bacharel poderá atuar em academias, clubes, condomínios, hospitais, spas ou mesmo como personal trainer. Ele irá preparar o aluno para esportes em geral. Além disso, para aqueles que desejam empreender na área, o bacharelado também é a melhor opção.

Aqueles que se formarem em um curso de licenciatura poderão dar aulas de Educação Física para alunos de escolas, como na Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio. Ele deve gostar de trabalhar com grupos de crianças ou jovens para se dar bem na área. Por isso, a grade curricular conta com mais disciplinas relacionadas a metodologias de ensino, planos de aula, entre outros.

Agora que você já sabe tudo sobre a diferença entre bacharelado e licenciatura na Educação Física ficou muito mais fácil escolher qual é o curso ideal para você! A Avantis proporciona ambas as graduações. Interessado? Saiba mais sobre nosso processo seletivo!