A relação da área de Ciências Contábeis e seu mercado de trabalho apresentou algumas mudanças significativas nos últimos anos  Quer atuar no setor e deseja saber como se preparar? Primeiro é preciso conhecer o curso!

O estudante da área de contabilidade terá sua formação focada na análise de dados, conseguindo transformá-los em informações e analisando detalhes para o desenvolvimento de relatórios e para nortear as decisões estratégicas e financeiras de uma instituição.

Conheça o curso de Ciências Contábeis

O cursos de Ciências Contábeis forma profissionais responsáveis por gerir a organização financeira de empresas. O profissional contábil aprende a controlar a receita, despesas e auxilia no monitoramento dos lucros.

A graduação possui quatro anos de duração e é composta por disciplinas que envolvem a formação técnica e gerencial. Para exercer a profissão, é necessário possuir um registro no Conselho Regional de Contabilidade. Além disso, desde 2010, é obrigatório realizar um exame para medir a suficiência e começar a atuar na área.

São inúmeras as possibilidades de atuação para quem é formado em Ciências Contábeis, algumas áreas dentre elas, como por exemplo, como funcionário de uma empresa, dentro da faculdade além de apostar na carreira pública.

  • orçamentos e controle orçamentário;
  • assessoria tributária;
  • contabilidade gerencial;
  • controladoria;
  • auditoria contábil.

Ciências Contábeis e mercado de trabalho

Como foi dito, são inúmeras as possibilidades de atuação do profissional formado em Ciências Contábeis, no entanto, com o passar dos anos, ocorreram algumas mudanças que transformaram a realidade da profissão. Alguns dos principais aspectos envolvem a forte utilização de tecnologias e dispositivos automatizados que modificaram algumas dinâmicas do trabalho do contador.

 

Pensando nesse novo contexto que envolve não apenas a profissão de contador, as grandes empresas passaram a buscar por profissionais com perfil cada vez mais multifuncional e com ampla capacidade de adaptação às diferentes áreas, dinâmicas e demandas do setor.

É importante abordar que atualmente o mercado está favorável para o contador que pretender abrir o seu próprio negócio, como, por exemplo, um escritório ou prestar assessorias especializadas para pessoas físicas ou jurídicas.

Mas saiba também que alguns dos campos com maior crescimento atualmente são os de auditoria fiscal, consultoria e perícia contábil.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a área de Ciências Contábeis e mercado de trabalho, aproveite para conhecer a graduação da Avantis Educacional e conferir de perto qualidade de ensino e possibilidades de atuação!