Se dividir para conseguir dar conta das diversas atividades de uma rotina apertada não é uma tarefa simples. Afinal, muitas vezes o cansaço e estresse acabam tomando conta e o ânimo para realizar obrigações fica completamente inexistente, não é mesmo? Para muitas pessoas, não existem muitas alternativas, é necessário saber como conciliar trabalho e estudo, fora a vida social e momentos de lazer.

Se você acha difícil lidar com uma vida tão atribulada, saiba que você não está sozinho! Para te ajudar, separamos algumas dicas. Confira!

Dicas de como conciliar trabalho e estudo

O ponto principal para conseguir conciliar trabalho e estudo é a organização. Como quase tudo na vida, sem que seja realizadoo planejamento necessário, dificilmente é possível conseguir desenvolver todas as atividades necessárias. Para quem faz uma jornada dupla, saber como organizar as obrigações é imprescindível, principalmente quando perder tempo é algo impensável.

Diante desses fatos, veja alguns passos a seguir para conseguir manter o foco e realizar suas atividades da melhor maneira:

1. Definição de atividades

Como dissemos, organização é tudo! Quanto mais cheia for sua rotina, mais você deve ser organizado. Por isso, reserve um tempo da semana, pode ser no domingo, por exemplo, e anote tudo o que deve fazer nos próximos dias. Estabeleça horários para cada uma das suas atividades, inclusive para o descanso.

2. Otimize o seu tempo

Quem vive na correria não pode perder tempo, não é mesmo? Portanto, a saída mais inteligente é otimizar o seu tempo!

Se você gasta mais de uma hora se locomovendo até o trabalho, por que não aproveitar o momento e assistir aquela aula on-line ou dar uma olhada na matéria da última hora? Outra possibilidade é optar por cursos EAD (ensino a distância), assim você não precisa se deslocar até o local, ganha tempo e conhecimento.

3. Saiba priorizar

Não adianta tentar fazer com que todas as tarefas caibam em um único dia! O sentimento de frustração por não ter conseguido realizar é pior. A ideia é saber priorizar o que realmente é importante em determinado momento. Por isso, sempre fique atento a datas e prazos.

4. Cuide da sua saúde

Focar no trabalho e estudos é ótimo, mas se esquecer da saúde e de si pode gerar consequências no futuro. Invista em boas noite de sono, alimente-se bem e pratique exercícios físicos. Sua disposição para aguentar a rotina puxada será outra!

5. Aproveite o seu tempo livre

Quando finalmente você tiver uma folga das suas atividades, aproveite o seu tempo livre! Não se culpe. Acima de qualquer coisa, ter momentos de lazer é essencial para que você consiga manter a correria do dia a dia.

Gostou das nossas dicas para você conciliar trabalho e estudo? Aplique-as o quanto antes! Aproveite e continue acompanhando os conteúdos do blog da Centro Universitário UniAvan!