Entender como é o curso de medicina veterinária é muito importante para tomar a melhor decisão para seu futuro! Assim como a Medicina, a Medicina Veterinária é uma carreira bastante ampla, que possibilita um leque enorme de opções de campos de atuação.

Basicamente, quem se forma no curso se dedica ao estudo, prevenção e tratamento de doenças dos mais diversos animais, de pequeno até de grande porte, incluindo os animais silvestres!

Sobre o curso de Medicina Veterinária

Para entender como é o curso de Medicina Veterinária, primeiro é preciso compreender que a duração total costuma ser de 10 semestres, ou seja, cinco anos. A graduação prepara profissionais generalistas com formação teórico-prática.

Nos primeiros semestres, você será introduzido às disciplinas mais básicas, principalmente aos conceitos biológicos da área. Depois, passa a ter contato com as práticas. Para conseguir se formar, o aluno precisa participar do estágio obrigatório, exigido pelo MEC.

O perfil de quem estuda Medicina Veterinária

Agora que você já sabe mais sobre como é o curso de Medicina Veterinária é hora de entender o perfil de quem se forma como Bacharel na área. Primeiro, gostar de animais é essencial, mas não é razão suficiente para fazer essa escolha.

Um veterinário pode ter que passar por uma série de situações estressantes e desafiadoras, frequentemente suportando o sofrimento animal e tendo que, inclusive, realizar processos de eutanásia, a fim de evitar maior dor dos bichos.

É preciso sim ter amor aos animais, respeito pelo meio ambiente, responsabilidade social e ética, mas também é preciso ter força suficiente para agir em qualquer situação em prol do bem-estar dos seres vivos.

Áreas de atuação da profissão

Depois de formado, o profissional de Medicina Veterinária tem a possibilidade de atuar em diversas áreas, como por exemplo:

• clínica e cirurgia de animais de estimação;
  • indústrias de alimentos para animais;
  • centro de controle de zoonoses;
  • zoológicos;
  • institutos de pesquisa;
  • perícia técnica para competições de animais;
  • produção e sanidade animal;
  • tratamento de animais silvestres e exóticos;
  • aprimoramento genético;
  • laboratórios de análise e diagnóstico animais.

Gostou de saber como é o curso de Medicina Veterinária?

Se você está em busca de escolher o que fazer na universidade e gostou de saber como é o curso de Medicina Veterinária, não deixe de acompanhar o blog da Avantis! Temos conteúdos novos todas as semanas para te ajudar a fazer as melhores decisões para o seu futuro.