O Exame Nacional do Ensino Médio é um teste utilizado para avaliar a qualidade da educação do país e medir o nível de aprendizado dos estudantes. O resultado também serve como um acesso ao ensino superior no Brasil e também em outros países do mundo, como Portugal. É o maior vestibular do país e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o teste unificado chinês.

Ficou interessado? Quer saber como usar a nota do ENEM para ingressar na faculdade? Confira!

Como usar a nota do ENEM de 4 formas diferentes

Caso tenha chegado aqui em busca de saber como usar a nota do ENEM para ingressar na faculdade, a primeira coisa que deve compreender é que existem faculdades que aceitam o exame como forma direta de ingresso. Porém, essa não é a única maneira de atingir seu objetivo. Veja outras maneiras:

1. ProUni

O ProUni — Programa Universidade para Todos — também é do Governo Federal. A iniciativa oferece bolsas em faculdades privadas. O processo é feito pelo computador e utiliza apenas a nota do ENEM. Para participar, primeiro o aluno precisa ter renda familiar bruta de até três salários mínimos e ainda não contar com um diploma do ensino superior.
Além disso, é preciso alcançar uma nota de, no mínimo, 450 pontos nas questões objetivas e nota maior que zero na redação.

2. Como complemento para a nota outros vestibulares

A cada ano que passa podemos ver uma quantidade maior de faculdades que utilizam o ENEM como forma parcial de ingresso, ou seja, como um complemento para outros exames vestibulares.

3. FIES

Se você deseja garantir um financiamento pelo FIES — Fundo de FInanciamento Estudantil —, é imprescindível prestar o ENEM, pois alcançar 450 pontos nas questões objetivas também é um pré-requisito para aplicar e tentar conseguir o auxílio financeiro estudantil.

4. Sisu

O Sisu — Sistema de Seleção Unificada — é um programa do Governo Federal que permite aos alunos utilizarem a nota do ENEM para ingressar em uma série de faculdades públicas. Não existe limite de renda para quem deseja participar e as seleções acontecem duas vezes por ano, uma vez a cada semestre.

Gostou de saber como usar a nota do ENEM? Para se manter sempre atualizado sobre os vestibulares do país continue acompanhando o blog da Avantis!