Você sabia que o curso de Odontologia é um dos mais procurados nos vestibulares? Muitos jovens sonham em seguir carreira nessa área e, se você chegou até aqui, provavelmente é um deles, não é mesmo?

Conhecer um pouco mais sobre o universo daquilo que deseja cursar é primordial para fazer a escolha certa neste momento tão importante da sua vida. Neste caso, é essencial saber que o curso não é apenas sobre dentes! O profissional da área precisa entender sobre todo o corpo humano antes de focar em apenas uma área.

Como é o curso de Odontologia?

O curso de Odontologia costuma durar cerca de cinco anos. Nesse tempo, o aluno estuda para tornar-se responsável pela saúde dos dentes, boca e ossos da face.

No início, o foco das aulas está em disciplinas de introdução, anatomia, fisiologia, bioestatística e, é claro, a história da prática odontológica. Conforme a graduação vai avançando, os estudantes passam a ter matérias mais práticas, tornando-se aptos para atender pacientes a partir do terceiro ano.

O mais interessante é que, depois de concluir o curso de Odontologia, o aluno tem a possibilidade de seguir várias carreiras diferentes.

O mercado de trabalho para dentistas

São diversas as áreas de especialização para aqueles que são bacharéis em Odontologia. Além de trabalhar de maneira autônoma, em um consultório próprio, por exemplo, o profissional ainda pode atuar em órgãos públicos, como nos serviços oferecidos pelas prefeituras das cidades.

Como qualquer profissão, para ter sucesso é preciso se dedicar e ir em busca de atualizações constantes, mantendo-se sempre a par das evoluções de técnicas e produtos do mercado.

É verdade que há um grande número de dentistas no Brasil, mas o mercado ainda pede por profissionais qualificados. Neste ponto, as especializações contam bastante na hora de oferecer um diferencial para o paciente.

Áreas como Odontopediatria, Odontologia Esportiva, Odontologia para Pacientes Especiais, Odontogeriatria podem oferecer oportunidades incríveis! Já em matéria de especialização, Dentística Restauradora, Estomatologia, Traumatologia e Cirurgia também têm atrativos interessantes.

Escolher a profissão que seguirá pode ser desafiador, mas conte com o apoio do blog da Avantis para te ajudar nesse momento! Confira mais dicas em nossos posts.