Existem várias maneiras de ingressar em uma faculdade. Porém, sabemos que nem todos podem arcar com os custos de um curso de graduação. Para tornar o estudo possível para aqueles que não conseguem pagar as mensalidades integrais, foram criadas algumas opções de bolsas e financiamentos, como o Fies. Quer saber quem pode participar e como realizar o processo? Descubra neste artigo!

Afinal, o que é o Fies?

O Fies — Fundo de FInanciamento Estudantil — é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) que, desde 2001, concede o financiamento aos estudantes que desejam ingressar em curso superior não gratuito.

Quem pode participar do Fies?

De acordo com as mais novas diretrizes do Fies, quem pode participar é o aluno que realizou a prova do ENEM a partir de 2010 e obteve uma pontuação mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Além disso, esse aluno precisa ter uma renda per capita familiar mensal de três salários mínimos (para a modalidade I) ou de cinco salários mínimos (para a modalidade P-Fies).

Estudantes que tenham sido contemplados com uma bolsa de 50% no ProUni (Programa Universidade para Todos) e que não possam arcar com o restante dos custos também podem se valer do Fies, caso se enquadrem no restante das categorias.

Como se inscrever no programa?

Agora que você já sabe quem pode participar do Fies, chegou a hora de aprender a fazer sua inscrição. Essencialmente, são cinco passos diferentes.

  • inscreva-se no site SisFies;
  • valide seu cadastro e complete suas informações;
  • selecione o curso e compareça na faculdade escolhida com a documentação necessária;
  • compareça ao banco para validação;
  • aguarde a análise de crédito e pronto!

O Fies é a única chance de inúmeros estudantes ingressarem no ensino superior e terem uma carreira de sucesso. Se você se interessou pelo assunto, saiba que a Avantis Educacional conta com essa e uma série de outras possibilidades de bolsas e financiamentos para você cursar a graduação de seus sonhos!

Converse conosco e comece agora mesmo sua jornada de sucesso profissional!