De acordo com um levantamento feito em 2018 pelo Guia do Estudante, existem mais de 280 cursos superiores no Brasil. Porém, 10 deles somam mais de 50% das matrículas. Sabia que entre os mais procurados está a graduação em Engenharia?

É  fácil compreender porque o  curso é um dos mais concorridos. Afinal, existe uma valorização da área e os graduados conseguem obter um bom salário mesmo no início de carreira.

Se você tem interesse pela área de Engenharia, saiba que existe um grande leque de especialidades para seguir, por isso, neste artigo vamos apontar algumas das principais. Confira!

Saiba mais sobre a graduação em Engenharia

O curso de Engenharia tem como principal finalidade transformar conhecimentos científicos e aplicá-los de maneira prática e que auxilia na resolução de problemas técnicos. Em resumo, um engenheiro deve fazer uma análise do problema, criar uma solução e entender a viabilidade técnica e econômica.

 

A graduação em Engenharia tem ligação com a área das ciências exatas, pois está completamente associadas à matemática, cálculos e fórmulas.  Por isso, para se formar engenheiro, é importante ter afinidade com elementos matemáticos e físicos.

 

Dentro da área, o que não faltam são opções de especialização e atuação. Para escolher a melhor, é interessante conhecer um pouco de todas e assim optar por aquela que mais você tenha afinidade. Essa decisão deve ser tomada ainda nos primeiros anos da faculdade.  Separamos algumas opções mais procuradas e algumas tendências de mercado:

 

  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecatrônica;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia de produção;
  • Engenharia Química.

Afinal, como escolher a área de atuação?

Como em qualquer outro momento de decisão, antes de escolher qual a especialidade ideal para você, é essencial saber definir quais são as suas afinidades e habilidades que mais se destacam. Não tem sentido buscar pela área de civil, quando na verdade você não tem gosto nenhum por trabalhar em obras e lidar com projetos e construções.

 

Antes de seguir, tente entender quais áreas mais interessam você. Para isso, é essencial pesquisar quais são as possibilidades e entender a diferença de cada uma delas. Outra boa dica é está atento às tendências de mercado e entender que tipo de profissionais estão sendo mais procurados e valorizados pela empresas.

 

Sem dúvidas, nos dias atuais, especialistas na área ambiental, automação, tecnologia de informação são setores que estão fazendo total sentido com a busca por sensibilidade e inteligência artificial. Converse com profissionais engenheiros de diferentes áreas e faça um balanço dos prós e contras de cada especialidade.

 

É possível também fazer alguns testes disponíveis na internet para ajudar na tomada de decisão.

 

Gostou das nossas dicas? Confira as opções de graduação em Engenharia da Faculdade Avantis, fique pronto para mercado de trabalho e tenha sucesso em sua carreira!