O profissional formado em Psicologia é capacitado para estudar diversos aspectos que envolvem o comportamento humano, analisar e observar emoções e valores das mais diferentes personalidades.

Por ter o perfil analítico e observador, o psicólogo é capacitado para atuar nas mais diversas áreas. Se você tem interesse em saber quais são as possibilidades para a carreira, confira este artigo!

Formado em Psicologia — Possibilidades de atuação

O curso de Psicologia possui uma formação ampla que envolve diversos conceitos culturais, de valores, relacionamento do indivíduo com a sociedade, problemáticas sociais e o comportamento humano como um todo.

Em média, o curso tem cinco anos de duração. Quando formado, o aluno se torna bacharel na área e para atuar é necessário realizar a regulamentação no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Além do atendimento mais comum — no caso do clínico — os profissionais formados em psicologia ainda têm a possibilidade de expandir a atuação para áreas diversificadas. Veja algumas possibilidades:

1. Psicólogo jurídico

O profissional que atua na área jurídica tem como principal função atuar em processos que envolvem a doação, violência contra menores e outras ocasiões que os envolvidos necessitam de apoio psicológico. O trabalho também pode ser realizado em presídios por meio de avaliações clínicas.

2. Psicólogo escolar

O profissional formado em Psicologia também tem a possibilidade de atuar na formação de alunos, pais e professores. O psicólogo escolar pode ajudar a solucionar problemas de relacionamento e aprendizagem.

3. Psicologia do Trabalho e Organizacional

Dentro de empresas, os psicólogos podem atuar em processos de recrutamento e seleção de funcionários, além de realizarem treinamento e capacitação de equipes. Atualmente, muitas organizações estão em busca de profissionais da área para conseguir manter um ambiente de trabalho saudável e confortável para todos os colaboradores.

4. Neuropsicologia

Os profissionais da área da neuropsicologia são capacitados para realizar diagnósticos e tratamentos de acompanhamento de pacientes com diferentes personalidades e comportamentos.

5.Psicologia Ambiental

Já ouviu falar em psicologia ambiental? Se não, saiba que a área tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Resumidamente, o profissional estuda as relações existentes entre as pessoas e o ambiente físico. O campo de estudo é intimamente associado às áreas da sociologia e antropologia, por exemplo.

Agora que você conheceu algumas possibilidades de atuação para o profissional formado em psicologia, aproveite para conferir também a graduação da Uniavan e dê o pontapé inicial em sua carreira profissional!