O curso superior de direito permite uma atuação bastante ampla no mercado de trabalho. Quem opta por essa área de graduação deve ter vontade de aprender a execução e aplicação de diversas normas jurídicas, necessárias para o convívio harmonioso em sociedade.

Quem decide ingressar no curso de direito, além de ter maior facilidade com o estudo das ciências humanas, deve apresentar um senso crítico aguçado e conseguir analisar diferentes situações em variados contextos. Outro fator essencial é colocar conceitos de ética e responsabilidade social como os principais pilares que regem a atuação na área.

Na dúvida se direito é realmente o curso ideal para você? Leia este artigo completo e descubra!

Possibilidades de mercado do curso superior de direito

O campo de atuação mais tradicional para quem cursa direito é a advocacia. Para que o estudante se torne um advogado, é necessário que seja realizado o teste da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Após ser aprovado, o profissional terá a autorização para atuar em diversas áreas como advogado.

Além de defender clientes e empresas, ao ingressar no curso superior de direito, o estudante também terá a capacidade de prestar alguns concursos e adentrar na carreira pública. Alguns exemplos são: Procuradoria Pública, Magistratura, Promotoria, Procuradoria e entre outras possibilidades.

Características de um estudante de direito

Se mesmo conhecendo todas as possibilidade do curso de direito ainda restam algumas dúvidas se é a escolha certa para você, a dica é analisar o seu perfil com algumas das características dos estudantes da área.

Veja:

Quais os assuntos mais te interessam?

Quais temáticas mais despertam o seu interesse? Política, economia, ciências sociais, sociologia, todos esses assuntos estão super interligados com a realidade do curso de direito. Na época da escola, se sua preferência era pelas matérias de história e geografia, é possível a área jurídica seja uma boa escolha.

A leitura deve ser uma atividade rotineira

O hábito de ler é um essencial para quem quer cursar direito. Por isso, se você não tem afinidade com a prática, seus estudos poderão ficar comprometidos.

Boa comunicação

Outro aspecto importante é a comunicação, o profissional da área de direito deve saber se comunicar de maneira clara, tanto de forma escrita como verbal. Além disso, é importante que ter a capacidade de desenvolver argumentação critica e analítica.

Conseguiu decidir se o cursos superior de direito é uma boa opção para você? Aproveite para continuar acompanhando os conteúdos do blog  Avantis Educacional e ficar por dentro as principais temáticas do mundo universitário!