Algumas instituições desenvolvem formas de facilitar o acesso ao ensino superior. Uma delas, ainda pouco explorada no Brasil é a concessão de bolsa de estudo para atletas.

Em países como os Estados Unidos, a prática é bastante comum. Por lá, grande parte das universidades possibilita a entrada de estudantes que são bons esportistas. Ficou interessado? Saiba que essa pode ser uma ótima oportunidade para se preparar para o seu futuro profissional!

Confira este artigo e saiba mais sobre o assunto.

Saiba mais sobre bolsa de estudo para atletas

O esporte tem uma capacidade transformadora, além de auxiliar na formação física e psicológica. Portanto, a prática esportiva contribui positivamente na formação completa do indivíduo. Sabendo desse poder, muitas instituições resolvem valorizar atletas.

Para conseguir uma bolsa de estudo, o estudante deve possuir bom histórico escolar e esportivo. Ou seja, é necessário apresentar bons resultados nos dois quesitos. Como dissemos, nos Estados Unidos, o processo é bastante comum e muitos esportistas conseguem a oportunidade de entrarem nas melhores instituições de ensino superior . Porém, é essencial estudar e treinar muito!

Cada universidade apresenta um processo diferente para a aquisição da bolsa, o benefício pode ser parcial, quando cobre uma porcentagem do valor do curso, ou total, quando todo o cursos da graduação são bancadas pela instituição. Além da isenção da mensalidade, algumas instituições ainda auxiliam o estudante com acomodação e com custos de alimentação.

Bolsa de estudo para atletas no Brasil

No Brasil não são todas as universidades que dão a oportunidade de bolsa de estudo para atletas. Porém, já é possível encontrar algumas opções interessantes. Ao conseguir o benefício, é essencial para o estudante levar os estudos e esporte na prioridade máxima. Em muitos casos, é difícil conseguir conciliar com um trabalho em período integral.

A partir do momento em que se vira bolsista, é importante lembrar que o estudante se torna um “funcionário da universidade”, ou seja, serão cobrados resultados pela concessão do benefício. Pense que se você teve a oportunidade de estudar em uma excelente universidade, é essencial valorizar esse momento.

O estudante deve manter um perfil comprometido, responsável e bem disciplinado. No entanto, todo o esforço, com certeza, valerá a pena para a construção de um futuro profissional de sucesso!

Este artigo foi útil para você? Aproveite para conferir dicas para se preparar para ingressar no ensino superior e fique sempre ligado nas novidades em nosso blog!