Você já parou para se perguntar se a carreira que escolheu está entre as profissões mais concorridas? Afinal, para quem está em fase de decisão pode ser um ponto a considerar na hora de optar pela melhor instituição para seus estudos.

Desta forma, você garante que estará bem preparado para atuar em sua área com expertise e se sobressair sobre seus concorrentes. Quer descobrir se o seu curso do coração está entre esta lista? Confira!

O líder das profissões mais concorridas — Direito

Segundo o último Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a área de Direito foi a mais procurada pelos estudantes brasileiros em 2017.

É um dos cursos presentes desde as primeiras universidades do Brasil, mas apesar de ser tradicional, a carreira jurídica é bem flexível. O estudante poderá escolher se especializar em diversas áreas, como Direito Penal, Tributário, Trabalhista, Ambiental, Civil e muito mais!

Além disso, tem a opção de atuar na esfera pública, dentro de empresas como representante ou abrir o seu próprio escritório.

Pedagogia

Em segundo lugar, a Pedagogia faz parte do top três de profissões mais escolhidas há muitos anos. Com 714.345 mil matrículas em 2017, o curso prepara o estudante para atuar em instituições de ensino infantil e fundamental, podendo também trabalhar em diretorias de escolas.

O aluno de Pedagogia aprende os métodos de relacionamento com o alunos e as formas de aprendizado do ser humano. Além da parte comportamental, precisa também conhecer as disciplinas que irá lecionar e como transmiti-las de forma que os seus estudantes compreendam da melhor forma.

Administração

Em 2009 a graduação em Administração era a campeã de inscrições em instituições de ensino, e continua ainda muito requisitada por sua multifuncionalidade. Afinal de contas, qualquer empreendimento precisa de um bom administrador para prosperar.

Este é um profissional precisamente analítico, que foca seus esforços em melhorar o desempenho das empresas em que atua. Pode trabalhar em praticamente qualquer setor que demanda cargos de decisão e gerência.

Ciências Contábeis

Um profissional que lida com números a todo momento, e que tem facilidade em retirar conclusões sólidas de uma base de dados. É o responsável pelas análises financeiras, entrada de ativos e passivos e toda atividade que envolva o registro contábil de uma organização.

Também possui uma variedade de negócios em que pode atuar, pois a área financeira é uma das mais importantes por servir de termômetro para o desempenho da empresa.

Engenharia Civil

É uma das especialidades da Engenharia que está entre as profissões mais concorridas e com mercado em pleno desenvolvimento. O setor de construção civil está inovando a cada dia com a implementação de novas tecnologias de automação e inteligência artificial nos canteiros de obras.

O estudante deste curso será responsável por projetar e gerenciar uma edificação e também garantir a máxima qualidade dos materiais utilizados. É um cargo de muita responsabilidade, pois por meio de cálculos e análises terá que garantir a segurança de construções e empreendimentos.

Se identificou com algumas dessas profissões mais concorridas? Então continue acompanhando o blog da UniAvan para mais dicas sobre graduação e carreira.