Av. Marginal Leste, 3600
Balneário Camboriú, SC
47 3363-0631

Curso de Arquitetura e Urbanismo planeja cidade universitária da Avantis

Curso de Arquitetura e Urbanismo planeja cidade universitária da Avantis

O curso de Arquitetura e Urbanismo está focado, durante toda esta semana, em mais uma edição do Ateliê Vertical, uma atividade multidisciplinar de nivelamento, que reúne acadêmicos e docentes de todos os períodos da graduação na área. Neste semestre a proposta é ainda mais especial: os estudantes irão projetar a “Vila Avantis – Cidade universitária”, que pretende promover a integração entre os diversos blocos da Faculdade, com o objetivo de promover a socialização das pessoas, através da Arquitetura e do Desenho Urbano.

Segundo o coordenador do curso, Ricardo André Hornburg, o desafio dos alunos é criar projetos que levem em conta a integração física entre os diversos blocos da faculdade, identidade visual para a instituição, além da readequação do sistema viário e dos fluxos de pessoas e veículos. “Ao mesmo tempo que pretende manter a excelência dos seus cursos, a Faculdade busca ir além, transformando as suas instalações em um espaço integrado e tecnológico através da Vila Avantis, a nossa cidade universitária”, destaca o Ricardo.

Divididos em grupos formados por acadêmicos de diversos períodos, os futuros arquitetos deverão pensar, entre outras coisas, na integração dos pedestres entre os blocos 1 e 4 através da criação de uma passarela, a criação de uma rótula para a reordenação da circulação viária no entorno, como transformar os estacionamento dos professores em uma área de convívio, a realocação da saída e readequação do fluxo interno de veículos, criação de áreas externas, além de sugerir uma identidade visual integrada entre os blocos.

Os trabalhos serão entregues nesta sexta-feira, dia 14, para avaliação e os melhores projetos serão premiados em uma data ainda a ser definida. Em outras edições do Ateliê, os alunos já desenvolveram projetos para a construção de um novo Marco Rotário do Rotary de Balneário Camboriú, um Centro de Informações turísticas em Balneário Camboriú, a reestruturação da cooperativa de catadores recicláveis de BC, o desenvolvimento de uma marca à borda da orla marítima da Praia Central de Balneário Camboriú, dentre outros.

Share