No dia 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador, para celebrar a data com os acadêmicos de Contabilidade do Centro Universitário Avantis – UniAvan, a coordenação do curso organizou uma noite de palestra para os estudantes. A convite da coordenadora Tarcita Cabral Ghizoni de Sousa, o Conselheiro do Conselho Regional de Santa Catarina – CRCSC, Ranieri Angioletti, realizou a palestra “A importância da contabilidade nas entidades Pessoa Jurídica e o papel do profissional da contabilidade”.

Ranieri Angioletti iniciou a palestra falando sobre o Projeto Lideranças Contábeis de Santa Catarina, a importância e a representatividade da profissão contábil no Brasil. O palestrante ressaltou ainda a importância da educação continuada na área contábil para o melhor desempenho profissional.

Em seguida, comentou sobre a presença das tecnologias no ambiente contábil que altera o contexto do uso de registros no papel.  Para embasar sua fala, o palestrante citou o Sistema Público de Escrituração Digital SPED e demais ferramentas digitais, DMED, DIMOB, E-Financeira, SISCOSERV/SISCOMEX, e-Assina – assinadoc e Dociê Digital de Atendimento DDA, utilizadas para registrar e informar sobre os processos contábeis.

Para finalizar, Ranieri ressaltou a importância da contabilidade nas empresas abordando temas como auditoria e perícia contábil. Após sua fala respondeu perguntas dos acadêmicos sobre a forma de fiscalização da profissão contábil nas empresas de contabilidade. “O Conselho compreende que alunos, a partir da sexta fase do Curso Superior de Ciências Contábeis podem ser considerados aptos para realizar o trabalho de contabilização de documentos organizacionais, uma vez que, se entende que estão cientes da responsabilidade de informar a veracidade dos registros”, esclareceu.

Em continuidade a comemoração do Dia do Contador, foi realizada uma homenagem ao Prof. Aloísio Grunow, por desempenhar a função de coordenador do curso de Ciências Contábeis por mais de dez anos.

Os alunos puderam participar de sorteios de brindes arrecadados pelos próprios acadêmicos e professores. Os patrocinadores foram as empresas: Sicredi, FCV Contabilidade, Conjel Contabilidade, JCS Contabilidade, Dudalina, UNIAVAN, Editora Saraiva.