Av. Marginal Leste, 3600
Balneário Camboriú, SC
47 3363-0631

Curso de fisioterapia firma parceria para o uso de games em tratamentos de reabilitação

A Avantis deu mais um importante passo no uso da tecnologia a favor dos tratamentos de saúde ofertados pela Faculdade. Recentemente, representantes do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e do curso de Fisioterapia fecharam uma parceria com o Laboratório de Realidade Virtual Aplicada (Larva), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, para a utilização de jogos desenvolvidos pelo Larva em aulas e tratamentos de reabilitação ofertados à comunidade na clínica de fisioterapia. O método é chamado de gameterapia.

Ambas as instituições também irão realizar pesquisas conjuntas sobre a prática e adoção de jogos na área da saúde. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, Sabrina Weiss Sties, a parceria deve trazer grandes resultados no atendimento a pacientes de diversas faixas etárias. “O próprio Lavra, através de diversas pesquisas lideradas pelo professor Marcelo da Silva Hounsell, já nos mostrou que o uso de jogos não só é viável na área da saúde, como é benéfico, tanto para o paciente, seja ele idoso, adulto ou criança, como para o profissional envolvido. Os jogos tornam o processo de reabilitação menos cansativo e mais prazeroso e permitem, através de diferentes mecanismos, uma medição mais precisa da evolução do paciente no tratamento, podendo ser usado tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto motor” explica.

A ideia é que a Avantis passe, ainda neste semestre, a utilizar diversos jogos durante os atendimentos realizados na clínica. Além disso, durante a disciplina de Tecnologia Aliada a Fisioterapia os alunos já serão apresentados a essas tecnologias, conhecendo todos os benefícios que sua adoção traz para os profissionais da área e pacientes.