Project Description

Sobre o Curso

A sequência do genoma humano tem por volta de 3 bilhões de pares de bases (i.e., pareamento de A, C, G ou T). Dentro dessa sequência há cerca de 25 mil genes. Achar um ou mais marcadores genéticos ou combinações de genes de uma doença rara, de casos de paternidade, ou de comunidades específicas, testando um a um pareceu complicado? E se dissermos que hoje há mapeado 35 mil marcadores no genoma bovino que podem ser avaliados para se trabalhar o melhoramento genético?

A Bioinformática é uma ciência interdisciplinar que corresponde à aplicação das técnicas da informática nas áreas de estudo da biologia. Podemos aplica-la para descobrir vacinas contra vírus e bactérias, para auxiliar em uma busca forense ou até mesmo para entender as aptidões genéticas de um indivíduo. Aplica-se aos alunos e profissionais da saúde humana e animal, e de sistemas de informação.

Cada vez mais os conceitos de edição e melhoramento genético estão presentes no dia-a-dia dos telejornais e publicações científicas. Humanos resistentes a HIV, cura de síndromes hereditárias e antecipação ao desenvolvimento de canceres estão abrindo as discussões pra medicina do futuro. Essas disciplinas tornam-se cada vez mais conhecidas com o auxilio do encontro inusitado da Biologia com a Informática, pois como poderíamos entender e buscar padrões em genomas de bilhões de partes se não tivermos o auxílio da computação? Hoje discutida em alguns poucos programas de pós-graduação no país a Avantis inova e traz para a faculdade o curso de Bioinformática, que dará o diferencial aos profissionais da medicina humana e veterinária do futuro e também do profissional de TI aplicado à saúde.

Periodicidade

Semanal. Às sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Duração

20 encontros presenciais.

Modalidade

Presencial

Carga Horária do Curso

76 horas/aula

Requisito

Ensino médio completo.

Quero me inscrever!

6x de R$ 300,00.

Quero me inscrever!

Ficou interessado e quer mais informações?

Deixe seus dados que nossa equipe entrará em contato.