Criatividade, Inovação e Inteligência de Mercado

Duração: 24 meses / Nível: Pós-graduação Lato Sensu

//Criatividade, Inovação e Inteligência de Mercado
Criatividade, Inovação e Inteligência de Mercado2018-07-10T12:43:51+00:00

Project Description

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Criatividade, Inovação e Inteligência de Mercado, tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para a criação e gestão relacionadas a negócios e soluções inovadoras. Visando ampliar ao potencial empreendedor, o curso abordará o estudo de ferramentas de inteligência de mercado, estratégias para novos negócios em produtos e serviços e todo o contexto relacionado às tendências globais quanto à inovação.

O Publico Alvo

O curso de especialização em Criatividade, Inovação e Inteligência de Mercado é destinado à portadores de diploma de graduação na área da Administração e áreas correlatas que tenham interesse em expandir e atualizar seus conhecimentos e práticas em empreendedorismo.

Periodicidade

Quinzenal:
Sextas-feiras – 19:30 às 22:30.
Sábados – 8:30 às 12:00 / 13:00 às 16:00.

DISCIPLINAS EMENTAS
Organização 3.0 Organizações Modernas, de onde vieram?; Gestão 2.0 versus Curadoria 3.0; Fornecedor e Consumidor: novos papéis em uma nova era; Criando laboratórios de Gestão 3.0.
Pensamento disruptivo Conceito de disrupção. O pensamento disruptivo como motivador da inovação. Disrupção na prática.
Estudo de mercado e novos negócios Monitoramento de mercado. Planejamento da pesquisa de mercado. Elementos conceituais da experiência de consumo. Cocriação de valor. Acesso, diálogo, redução de risco e transparência. Processo de planejamento e proposição de experiências de consumo.
Organização para a inovação Entendendo criatividade e Inovação; O papel da inovação na gestão 3.0; Inovação incremental, radical e disruptiva: quebrando paradigmas; Desenvolvendo a cultura da inovação nas organizações.
Gestão da inovação Origens da gestão da inovação e perspectivas futuras; O gestor inovador; O funil da inovação e ferramentas práticas para a gestão de ideias. Registrando sua inovação
Branding e design thinking Conceitos de Branding e Design Thinking. Pensamento fora da caixa. Importância da criatividade para se destacar nas plataformas digitais. Personas e métodos de planejamento criativos. Uso prático dos conceitos para agregar valor às organizações atuais. Como o Design Thinking pode auxiliar na gestão da marca.
Aspectos legais da inovação e propriedade intelectual Propriedade intelectual: o que é?. Abrangência. Direito autoral. Propriedade industrial: patente de invenção. Registro de marca.
Planejamento de marketing O processo de administração e planejamento de marketing. Análise concorrencial. Modalidades de estratégias de marketing. Organização de marketing. Avaliação do desempenho de marketing. Marketing global: estratégias e implicações da globalização dos mercados.  Temas especiais em marketing.  Planejamento e Estratégias de Marketing Interno.
Economia criativa Conceitos de Economia criativa, modelos econômicos inovadores, a teoria da “Cauda Longa”, o crowdfunding, a economia “free” e os movimentos fixers e makers.
Estratégias de mercado para startups Entendendo estratégia e a importância da estratégia para negócios. A evolução do pensamento estratégico. Ferramentas e análise estratégica. O novo mercado e o cliente como foco da estratégia. Modelo de negócio: criação, entrega e captura de valor para o cliente. Ferramentas e práticas para modelagem de negócio. A Startup e a validação de modelo de negócio. Entrevista, questionário e validação de modelo de negócio. As novas escolas do pensamento estratégico.
Big data e inteligência competitiva Competências necessárias para utilizar a enorme quantidade de dados por meio do Big Data, como avaliar as informações sobre a atividade dos concorrentes, hábitos comportamentais das pessoas e tendências de negócios, como atingir os objetivos estratégicos da empresa. Permitir a compreensão da importância do alinhamento estratégico nas organizações com as premissas conceituais dos modelos de inteligência competitiva e de Business Intelligence
Decisões empresariais: raciocínio analítico e sistemas de tomada de decisão Requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality): definição apropriada do problema (framing), alternativas criativas e viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação. Desenvolver, por meio de ferramentas de Análise de Decisão (tais como: diagrama de influência, tabela de estratégias, hierarquia de decisões, levantamento de questões, modelagem em Excel, diagrama tornado e árvore de decisões), racionais para tomada de decisões estratégicas. Propiciar ferramentas básicas para análise de cenários e gestão de risco. Apresentar as tendências de “Qualidade das Decisões” no contexto do Big Data.
Metodologia da pesquisa Apresentação das informações sobre orientação, planejamento, elaboração e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. Caracterização de tipos de trabalho. Estrutura e análise de cenários, identificação e formulação do problema de pesquisa, caracterização das variáveis intervenientes. Definição de objetivos a perseguir para solução do problema. Definição de estratégias de coleta de dados para confirmação de hipóteses ou alcance dos objetos. Tratamento e interpretação de dados. Formulação de conclusões. Papel dos referenciais teóricos.

Professores do curso

Daniel Padilha – Consultor e estrategista de marca para startups e empresas emergentes
– especialista em conectar marcas e pessoas em projetos transdisciplinares. Palestrante e
idealizador da Brand School is Cool, plataforma de aprendizagem colaborativa, mentoria e
curadoria voltada para startups e novos negócios. Possui background/especialidade em
criação, estratégia, gestão de marcas e educação. Co-produz e trabalha ativamente com
novas metodologias e ferramentas para facilitar a autonomia do Branding em aceleradoras
e incubadoras pelo Brasil. Tem atuado no desenvolvimento de novos modelos de negócios
unindo inovação, coolhunting e futurismo. Professor de Pós-Graduação em Branding na
PUC (MG), Ipog (GO), Cambury (GO) Impacta (SP), professor convidado da ESPM (SP),
Mutátil (SP) e Universidade Estadual de Londrina (PR).

Bia Rodrigues de Carvalho – Empresária CEO do Grupo Cadeia de Valor,
empreendedora, logística, professora convidada da ESPM (SP) Member + Jovem da NRF
National Retail Federation | USA. Presidente da ABJC Associação Brasileira Jovens
Consumidores.
Diretora ABRACEM Associação Brasileira de Consultores Empresariais nos últimos 17
anos criou e implantou projetos em diversos e importantes setores da cadeia de valor no
Brasil e no mundo em projetos e causas que tenham impacto na vida das pessoas,
empresas e sociedade. Graduação em Comunicação Social e Marketing, Especialização
Especialização em Supply Chain e Logística – HARVARD. Especialização Estratégia de
Negócios e Inovação – STANFORD.

Henrique Otte – Empreendedor, consultor, autor, professor e investidor anjo. Proprietário e
CEO na Deigma Inteligência de Negócio, vencedor do Sinapse da Inovação 2013 co-
criador, mentor e investidor em diversas Startups. Administrador, mestre e doutorando em
Engenharia e Gestão do Conhecimento com foco em Estratégia e Inteligência de Negócio
para Inovação Empresarial. Professor, coordenador e criador do Programa e Laboratório
de Empreendedorismo e Inovação (L.E.I.). Criador nacional e coordenador do MBA em
Inovação e Empreendedorismo. Consultor certificado da Rede Catarinense de Inovação.
Membro colaborador do grupo de investigação IDEAS(R)EVOLUTION do IADE Europeia
como especialista em processos de inovação. Membro do Arranjo Promotor de Inovação
da Prefeitura de Florianópolis.

Investimento

Preço e planos de pagamento
24 x R$ 575,00
18 x R$ 730,00
12 x R$ 1.050,00
À vista R$ 11.550,00

Descontos e condições especiais

Descontos e condições especiais
20% de desconto para egressos Avantis
15% de desconto para egressos das instituições de ensino da região
12 x R$ 1.050,00
À vista R$ 11.550,00
  • Formulário de Inscrição preenchido no site www.avantis.edu.br;

  • Cópia autenticada do Diploma e Histórico Universitário (ou original para conferência);

  • Cópia autenticada do RG e CPF (ou original para conferência);

  • Curriculum Vitae;

  • Comprovante de residência;

NOTÍCIAS DO CURSO

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