Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Duração: 24 meses / Nível: Pós-graduação Lato Sensu

//Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental2018-07-10T12:43:55+00:00

Project Description

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais, tornando-os especialistas na área da educação, para atuarem de forma assertiva no processo ensino-aprendizagem de crianças na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

O Publico Alvo

O Curso de especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental é destinado aos profissionais da educação, que buscam aprimoramento no processo de educação infantil, visando entender e compreender melhor o mundo do aprendizado das crianças para uma aplicação mais eficiente de suas especificas técnicas pedagógicas, bem como dos específicos Referenciais Curriculares.

Periodicidade

Quinzenal:
Sextas-feiras – 19:30 às 22:30.
Sábados – 8:30 às 12:00 / 13:00 às 16:00.

DISCIPLINAS EMENTAS
Aquisição da linguagem: alfabetização e letramento Percurso histórico da escrita e da alfabetização. Processos de aquisição da linguagem oral/escrita no contexto escolar. Concepções e métodos em alfabetização. Alfabeto enquanto sistema notacional e não um código. Psicogênese da leitura e da escrita: aspectos formais do grafismo e sua interpretação. Alfabetizar letrando: a leitura das letras, a leitura de mundo.Letramento, leitura e gêneros textuais. Ambiente alfabetizador.
Metodologia científica Apresentação das informações sobre orientação, planejamento, elaboração e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. Caracterização de tipos de trabalho. Estrutura e análise de cenários, identificação e formulação do problema de pesquisa, caracterização das variáveis intervenientes. Definição de objetivos a perseguir para solução do problema. Definição de estratégias de coleta de dados para confirmação de hipóteses ou alcance dos objetos. Tratamento e interpretação de dados. Formulação de conclusões. Papel dos referenciais teóricos.
Psicomotricidade Psicomotricidade: origem, conceitos e especificidades à luz da cultura e dos tempos históricos. Corpo, movimento, espaço e emoção, enquanto forma privilegiada do desenvolvimento e da apropriação de conhecimentos pela criança. Ludicidade, jogos e brincadeiras como instrumentos pedagógicos para o aprender a ser: análises e possibilidades.
Fundamentos da Educação infantil Evolução história das concepções de criança e infância. Concepções de currículo na educação infantil: propostas curriculares de 0 a 3 anos e pré-escola. Funções da educação infantil: brincar, cuidar e educar. O fazer pedagógico e o papel do professor na educação infantil. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: tempos e espaços.
Planejamento e organização do ensino A Didática e a prática pedagógica, perspectivas e fundamentos. Conceito de Ensino e Aprendizagem. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Planejamento do Ensino. Procedimentos de ensino e avaliação do processo ensino-aprendizagem. A organização do trabalho pedagógico: fundamentos e estratégias.
Propostas pedagógicas para a educação infantil Reflexões teórico-práticas sobre a Educação Infantil. Conhecimento das concepções pedagógicas de Educação Infantil, as políticas públicas para a educação da infância. As perspectivas de uma pedagogia da infância. Análise contextual e caracterização dos processos organizativos das instituições de educação infantil, os elementos tempo e espaço pedagógicos. Compreensão das estruturas curriculares e as organizações didático-metodológicas da educação infantil. Implicações da ação pedagógica nas interações entre docentes, crianças e comunidade.
Musicalização Introdução à musicalização. A importância Musicalização na educação escolar. Musicalização como processo de ensino aprendizagem. Jogos musicais. Percussão corporal. A musicalização e o corpo.
Psicologia da aprendizagem As relações entre Psicologia e Educação. Teorias da Aprendizagem e principais teorias pedagógicas. Transtornos da aprendizagem.
Brincar e aprender As concepções de aprendizagem. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. Conceitualização do ato de brincar, do brinquedo e da brincadeira. O ato de brincar como elemento de desenvolvimento e aprendizagem da criança pequena. Principais elementos da recreação e da ludicidade. Representação prática entre o brincar e o aprender. Planejamento e organização de atividades com jogos e brincadeiras.
Dificuldades de aprendizagem Dificuldades de Aprendizagem. Fracasso escolar. Transtorno das habilidades escolares. Família e Dificuldades de aprendizagem. Diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem.
Educação inclusiva Histórico sobre a Educação Especial e sua relação com a Educação Inclusiva. Desenvolvimento histórico e filosófico da necessidade da inclusão social. Definindo o conceito de necessidades educacionais especiais e inclusão social. Sensibilização aos problemas de adaptação que as deficiências acarretam. A escola e a educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado – AEE. Atendendo a diversidade na sala de aula: estratégias e procedimentos. Relação entre condições estruturais, didático-pedagógicas e a inclusão educacional.
Gestão na educação infantil Revisão histórica da educação infantil no Brasil; fundamentos legais: Constituição Federal/1988; LDB Nº 9394/96; ECA; Plano Nacional de Educação – metas; Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, BNCC. Gestão democrática: participação na escola. Competências do diretor na gestão participativa; conselhos de escola; a Educação Infantil no Projeto Político Pedagógico: identidade da escola – aspectos administrativos e pedagógicos. Organização escolar: plano de ação – diagnóstico de potencialidades e fragilidades, propostas de metas, estratégias e ações para melhoria e desenvolvimento da escola; calendário escolar; cardápio; espaços; infraestrutura de prédios. Aspectos da prática pedagógica: observação; registos; planejamento e avaliação.

Professores do curso

Eliton Serra – Doutor e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, É
Supervisor Escolar, atualmente exercendo a função de Supervisor de Gestão Municipal na
Secretaria de Educação de Itajaí. Atua como docente do curso de Pedagogia presencial,
bem como professor dos cursos de pós-graduação e como assessor pedagógico de
diversas Secretarias Municipais de Educação. Atuando principalmente nos seguintes
temas: planejamento, assessoria pedagógica, currículo, projeto político pedagógico,
elaboração de documentos institucionais, formação de professores, saberes sensíveis, arte
e cultura na escola, currículo humanizado e avaliação institucional. Possui artigos, capítulos
de livros e livros publicados com ênfase na Coordenação Pedagógica, arte, cultura e
mediação cultural.

Mara Regina Zluhan – Profa. Dra. Mara Regina Zluhan, Doutora em Educação pela
UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), 2016. Possui Mestrado em Educação e Cultura
pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2003). Especialização em
Orientação Educacional (1989) e Metodologias do Ensino Superior (2014). Graduação em
Pedagogia – Orientação Educacional pela Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí
(1986). Atualmente é Coordenadora do curso de Pedagogia/EAD, Faculdade Avantis e
docente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Metodologia do Ensino e
Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, planejamento,
metodologia do trabalho acadêmico, metodologia do ensino superior. Integra a CPA –
Comissão Própria de Avaliação.

Diná Corbetta da Silveira – Possui graduação em Educação Física pela Fundação
Educacional da Região de Joinville (1984) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora da
Universidade do Vale do Itajaí, e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no
Centro Internacional de Análise Relacional – CIAR Curitiba, e atua como palestrante nas
áreas da Educação e Saúde. Tem experiência na área de Educação, atuando
principalmente com as seguintes temáticas: prática pedagógica, aprendizagem, formação
continuada, Psicomotricidade Relacional, bases neuropsicológicas da aprendizagem
(construção do conhecimento) e projeto pedagógico. E na área da saúde com: distúrbios e
deficiências, integralização sensorial, saúde mental, entre outras.

Investimento

Preço e planos de pagamento
24 x R$ 450,00
18 x R$ 577,00
12 x R$ 833,00
À vista R$ 9.200,00

Descontos e condições especiais

Descontos e condições especiais
20% de desconto para egressos Avantis
15% de desconto para egressos das instituições de ensino da região
12 x R$ 833,00
À vista R$ 9.200,00
  • Formulário de Inscrição preenchido no site www.avantis.edu.br;

  • Cópia autenticada do Diploma e Histórico Universitário (ou original para conferência);

  • Cópia autenticada do RG e CPF (ou original para conferência);

  • Curriculum Vitae;

  • Comprovante de residência;

NOTÍCIAS DO CURSO

Carregar mais notícias

Precisa de ajuda para definir o seu futuro?

Deixe seu e-mail e telefone que nossa equipe entrará em contato.