Gestão Pública

Duração: 24 meses / Nível: Pós-graduação Lato Sensu

//Gestão Pública
Gestão Pública2018-07-10T12:35:58+00:00

Project Description

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Gestão Pública tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para liderar, articular, gerir e pensar a ação governamental de forma estratégica e inovadora, considerando os desafios e as perspectivas da Administração Pública. O curso alia as áreas da Administração e do Direito públicos com foco em proporcionar uma formação diferenciada, que agregue conhecimentos técnicos, metodológicos e sociais.

O Publico Alvo

O Curso de Especialização em Gestão Pública, foi concebido para profissionais que exerçam ou pretendam exercer funções de gestão e de assessoramento no setor público, em nível federal, estadual e municipal, e possuam diploma de nível superior.

Periodicidade

Quinzenal:
Sextas-feiras – 19:30 às 22:30.
Sábados – 8:30 às 12:00 / 13:00 às 16:00.
DISCIPLINAS EMENTAS
Governança e governabilidade O novo Estado Brasileiro: a aplicação das Leis e Decretos de combate à má gestão pública e à corrupção. Visão histórica da Governança e da Governabilidade. A nova lógica do mercado e a participação social. Estado de Direito. Transparência. Responsabilidade. Auditoria Preventiva e Fiscalizadora. Princípios e Valores do Gestor Público e Privado. Governança Corporativa. O papel profissional do Gestor Público
Administração pública e organização do estado Histórico e Evolução da Administração Pública no Brasil; Organização e Estrutura do Estado, Governo e Administração; Novas Modalidades Administrativas (Paraestatais); Modelo Gerencial (Nova Administração Pública); Coprodução; O Novo Serviço Público: a Proposta de Denhardt; Governo Eletrônico e Transparência; a Excelência em Serviços Públicos;
Sistema político brasileiro Fundamentos da política e da sociedade brasileira. Sistema político: os poderes e suas inter-relações. Poder executivo com centro de gravidade do sistema político brasileiro. A formação do governo. O sistema eleitoral brasileiro. Os partidos políticos. Desafios à democracia brasileira.
Gestão estratégica Conceitos gerais de estratégia. Estratégias Competitivas Genéricas. Reorientação Estratégica. Adaptação Estratégica. Mudança Estratégica. Pensamento Estratégico. A evolução das organizações públicas. A evolução da Gestão Estratégica nas organizações públicas. Objetivos e desafios na gstão pública. Formulação de alternativas estratégicas.
Elaboração, gestão e avaliação de políticas públicas Introdução à teoria da política pública: histórico, perspectiva, conceito, características, processos, tipos e interação de políticas públicas. Elaboração de Políticas Públicas: processos de elaboração, formulação, decisão. Implementação de políticas públicas: procedimentos, modelos, implantação e desafios. Avaliação e Extinção da Política Pública: objetivos, natureza e tipos de avaliação. Análise de Política: roteiro e instrumentos. Políticas Públicas e a Sustentabilidade. Glossário de Termos de Políticas Públicas.
Orçamento e finanças públicas Sistema de planejamento e orçamento federal. Orçamento Público. Ciclo orçamentário ampliado. Gestão orçamentária e financeira. Sistema integrado de administração financeira – SIAFI.
Direito Administrativo A constitucionalidade e o Direito Administrativo. Estrutura e Funcionamento do Estado Brasileiro e da Administração Pública. Organização Política e Administrativista Organização político-administrativa do Estado democrático de direito. Competências administrativas e legislativas da União, dos Estados Federados e dos Municípios. O Direito Administrativo no contexto da organização pública. Princípios constitucionais da administração pública e princípios legais regedores de sua atividade: seu controle interno e externo. Intervenções do Estado. Bens Públicos. Licitações, Contratos e Parcerias Administrativas Servidores Públicos. Concessões e Permissões de Serviço Público. Processo Administrativo Disciplinar. Temas Fundamentais do Direito Administrativo Moderno.
Metodologia da pesquisa Apresentação das informações sobre orientação, planejamento, elaboração e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. Caracterização de tipos de trabalho. Estrutura e análise de cenários, identificação e formulação do problema de pesquisa, caracterização das variáveis intervenientes. Definição de objetivos a perseguir para solução do problema. Definição de estratégias de coleta de dados para confirmação de hipóteses ou alcance dos objetos. Tratamento e interpretação de dados. Formulação de conclusões. Papel dos referenciais teóricos.
Informação contábil e transparência pública Relatórios contábeis: sistema de informações; índices e indicadores extraídos das principais demonstrações contábeis; análise de desempenho. Lei de Acesso à Informação: ferramentas de publicização e acesso à informação.
Licitações e lei de responsabilidade fiscal Licitação – Obrigação Constitucional de Licitar. Modalidade. Objeto. Processo Administrativo: princípios norteadores. Possibilidade de Contratação sem Licitação: modalidades e etapas. Pregão presencial e eletrônico e regras, sistema de registro de preços e regras. Contrato. Adesão. Recursos Administrativos. Adjudicação, assinatura do contrato. Execução do contrato. O gestor do contrato. Acompanhamento e controle do contrato. Peculiaridades, cláusulas exorbitantes, posição de supremacia da Administração Pública e suas consequências. Licitação sustentável. Lei 8.666/93 como amparo constitucional e legal. Sanções Administrativas, Crimes e Penas.
Lei de Responsabilidade Fiscal – Fundamentos e Planejamento, execução orçamentária e cumprimento de metas fiscais. A gestão tributária responsável, a renúncia de receita e o mecanismo de compensação. Receita Corrente Líquida. Regras para geração de despesa: os conceitos de despesa autorizada e de despesa obrigatória de caráter continuado. Regras para destinação de recursos públicos para o setor privado. Despesa com pessoal: limites e regras de ajuste. Dívida e endividamento: limites, vedações e regras de ajuste. Restos a pagar. Transparência, controle e fiscalização. Restrições institucionais e sanções pessoais.
Responsabilidade social e sustentabilidade Responsabilidade social e o papel das empresas nesse processo. Filantropia e responsabilidade social: aproximações e distanciamentos. Variáveis de responsabilidade social: corporativa, empresarial e ambiental. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.
Empreendedorismo e capacidade inovadora no setor público Conceitos e práticas de empreendedorismo, mudança e inovação, características de gestão entre público e privado, desenvolvimento da importância do líder, formação de equipe e administração de conflito, aplicabilidade na gestão pública, sistema de informação e indicadores, exemplos de empreendedorismo e inovação na gestão pública.
Adm. De pessoas no serv. Público Administração de pessoas num contexto de mudanças. Papel estratégico das pessoas na Administração Pública. Gerenciamento de pessoas com foco em resultados. Relação entre o planejamento estratégico e as políticas de pessoal. Planejamento de pessoas. Plano estratégico de gestão de pessoas.
Controle interno, externo e auditoria governamental Controle na Administração Pública. Controle Externo do Legislativo, com Apoio dos Tribunais de Contas. Sistema de Controle Interno no setor público. Controle Social. Fundamentos gerais de Auditoria Governamental. Normas de Auditoria Governamental (NAG´s). Auditoria interna e externa na Administração Pública. Procedimentos de Auditoria.

Professores do curso

Francisco Pereira da Silva – Administrador. Filósofo Empresarial. Jornalista Profissional.
Mestre/Doutor em Engenharia de Produção. Professor de pós-graduação no Brasil e
exterior. Cargos Ocupados: Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas MG.
Secretário de Planejamento de Florianópolis. Diretor do IPUF – Instituto de Planejamento
Urbano de Florianópolis. Cargos atuais: Diretor da Corte Catarinense de Mediação e
Arbitragem. Diretor da PFP Consultores Associados e PFP Comercial. Livros publicados:
“Desenvolvimento de Recursos Energéticos”, “Palavras que edificam”, “Cooperativa: a
moeda do sec. XXI”, “Inteligência Competitiva Empreendedora”. Livros no prelo: “Acredite,
você é Notável”, “Espiritualidade: uma ferramenta de gestão”. Editor das revistas
“Realidade Rural” e “Tribuna do Administrador”. Artigos técnicos publicados.

Gilson Karkotli – Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando
Álvares Penteado em São Paulo, graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí,
Especialista em Direito do Trabalho, Especialista em Gestão do Ensino a Distância,
Especialista em Marketing pela ESPM São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção com
tema: Responsabilidade Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor
Engenharia de Produção em Responsabilidade Social Empresarial pela Universidade
Federal de Santa Catarina. Experiência de mercado em organizações a 27 anos e
experiência na docência a 20 anos, autor de 22 livros em diversas áreas do conhecimento
como: Responsabilidade Social, Gestão Pública, Gestão Empresarial, Administração ,
Marketing e Direito. Palestrante e Conferencista nas áreas relatadas à nível nacional e
internacional.

Cesar Panisson – Mestre e Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Administração e
Ciências Contábeis, especialização em Gestão Estratégica de Custos e MBA em
Consultoria e Gestão Empresarial. Docente universitário nos cursos Bacharelado em
Administração e Ciências Contábeis e Coordenador de Pós-Graduação em Liderança e
Coaching da Faculdade Estácio de Florianópolis. Docente em cursos de Pós graduação na
área de gestão e capacitação empresarial. Empresário, atua como consultor em
Modelagem de Negócios Startup, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento,
Planejamento Estratégico, Gestão Financeira, Gestão de Custos, Projetos de viabilidade,
Gestão de Projetos, Gestão Pública, Políticas Públicas para inovação. Um dos
idealizadores e fundador do Instituto de Desenvolvimento e Gestão Estratégica Aplicada
(Instituto IDEA), onde colabora em projetos de consultoria empresarial e cooperando
tecnicamente com entidades municipais, estaduais, federais, autarquias e instituições
nacionais e internacionais de desenvolvimento. Membro do Grupo de Pesquisa Inovação
em Ciência e Tecnologia, registrado na UFSC e certificado pelo CNPq. Autor de capítulos

de livros, artigos em periódicos especializados e em eventos, nacionais e internacionais

Márcia Cecília Vassoler – Doutoranda em Educação pela Univali, Mestre em Gestão de
Políticas Públicas (2011), Especialista em Docência no Ensino Superior (2014),
Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2007) e Cientista Política pela
Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é servidora municipal concursada na
Secretaria de Educação da Prefeitura de Balneário Camboriú como Supervisora Escolar e
professora da Faculdade Avantis (2006). Membro do Núcleo Docente Estruturante do
Curso de Direito e membro do Conselho de Curso da Formação Pedagógica para
Graduados não Licenciados na Modalidade EAD da Faculdade Avantis. Têm experiência
na área de coordenação de equipes de trabalho, na gestão de pessoas, bem como,
habilidade na interpretação e aplicação dos preceitos legais na área educacional. Temas
de interesse: Políticas Públicas; Competências Profissionais e Comportamentais;
Educação Corporativa; Escola de Governo; Educação de Qualidade e Docência, Currículo
e Avaliação no Ensino Superior.

Fernando Sedrez da Silva – É mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade
do Vale do Itajaí – UNIVALI (2010), possui pós-graduação em nível de especialização em
Auditoria Pública pela Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-econômicas – FEPESE
(2004), pós-graduação em nível de especialização em Gestão Portuária pela Faculdade
Sinergia Sistema de Ensino (2007), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade
do Vale do Itajaí (2002) e graduação em Administração pela Faculdade Sinergia Sistema
de Ensino (2007). Atualmente é Secretário de Gestão e Controle da Prefeitura de
Navegantes e professor das disciplinas: Auditoria e Contabilidade e Gestão de Finanças
Públicas na Faculdade Avantis, além de realizar palestras pelo Estado de Santa Catarina.
Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração pública,
contabilidade pública, controladoria e auditoria no setor público.

Investimento

Preço e planos de pagamento
24 x R$ 575,00
18 x R$ 730,00
12 x R$ 1.050,00
À vista R$ 11.550,00

Descontos e condições especiais

Descontos e condições especiais
20% de desconto para egressos Avantis
15% de desconto para egressos das instituições de ensino da região
12 x R$ 1.050,00
À vista R$ 11.550,00
  • Formulário de Inscrição preenchido no site www.avantis.edu.br;

  • Cópia autenticada do Diploma e Histórico Universitário (ou original para conferência);

  • Cópia autenticada do RG e CPF (ou original para conferência);

  • Curriculum Vitae;

  • Comprovante de residência;

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