Nutrição Esportiva para Alta Performance

//Nutrição Esportiva para Alta Performance
Nutrição Esportiva para Alta Performance2018-08-13T11:46:30+00:00

Project Description

Sobre o Curso

O curso visa oferecer  o aprofundamento teórico, técnico e didático para a atuação na área da Nutrição aplicada à atividade física de alta performance.

O Publico Alvo

Graduados em Educação Física, Nutrição e áreas afins.

Periodicidade

Mensal:
Sábados – 8 às 12 / 13 às 18.
Domingos- 8:00 às 13:00.

Quero me Inscrever
DISCIPLINAS EMENTAS
Bioquímica, Biologia Molecular e Sinalização Celular no Exercício Estudo dos mecanismos moleculares envolvidos nos processos de replicação do DNA, transcrição e processamento do RNA, síntese proteica, endereçamento de proteínas, regulação da expressão gênica e elementos de organização e funcionamento do genoma, RNA de interferência e regulação epigenética. Sinalização intercelular – Receptores: sinalização, segundos mensageiros: cAMP, Sinalização por receptores de membrana, Ciclo celular: Controles do ciclo celular, Fatores de crescimento. Absorção de nutrientes: determinantes do mecanismo de absorção e interferentes. Carboidratos: fintes e características químicas, processo de digestão e absorção. Biossíntese de carboidratos. Papel fisiológico das fibras. Lipídios. Ácidos nucléicos. Aminoácidos e proteínas. Coeficiente de digestibilidade de alimentos. Proteínas: fontes e características químicas, processo de digestão e absorção. Valor biológico de proteínas, determinantes e métodos de avaliação da qualidade proteica. Enzimas. Vitaminas e coenzimas. Catabolismo de carboidratos. Catabolismo de lipídios. Utilização do Acetil-CoA. Sistema de transporte de elétrons e fosforilação oxidativa. Catabolismo de compostos nitrogenados. Biossíntese de lipídeos. Biossíntese de ácidos nucléicos e proteínas. Reações bioquímicas nas demandas metabólicas dos exercícios aeróbios e anaeróbios.
Bases Fisiológicas do Exercício Físico Estudo da Fisiologia do Exercício. Ajustes e adaptações dos sistemas orgânicos em resposta ao exercício e ao treinamento físico. Metabolismo energético. Metabolismo energético frente a diferentes tipos de exercício físico: ajustes e adaptações fisiológicas. Ajustes e adaptações neuromusculares frente a diferentes tipos de exercício físico: implicações sobre as propriedades neurais, morfológicas e histoquímicas. Ajustes e adaptações cardiovasculares frente a diferentes tipos de exercício físico. Avaliação cardiovascular no repouso e no exercício. Ajustes e adaptações respiratórias frente a diferentes tipos de exercício físico. Integração Cardiorrespiratória. Avaliação da capacidade e potência aeróbia.
Farmacologia do Exercício Físico: Hormônios, dopping, esteroides e anabolizantes Farmacologia geral (princípios que regem a absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas). Noções de farmacodinâmica e farmacocinética. Farmacologia do Sistema Cardiovascular (drogas anti-hipertensivas). Farmacologia dos anorexígenos, vasodilatadores, broncos dilatadores, hipoglicemiantes orais. Tratamento farmacológico do alcoolismo, obesidade, diabetes, transtornos alimentares. Interação fármaco-nutrientes. Hormônios esteroides anabolizantes, vias de administração, hormônio do crescimento, hormônios tireoidianos. Análogos de GLP1.
Nutrição e genética aplicada ao esporte Bases genéticas da hereditariedade, suas causas e consequências, possíveis alterações e o modo como se refletem no metabolismo. O material genético e ação gênica sobre o desempenho e sua relação com a Nutrição.
Avaliação Nutricional de atletas Estudo dos indicadores do estado nutricional. Indicadores antropométricos, clínicos, bioquímicos, de consumo alimentar quantitativa e qualitativa do atleta. Somatotipia. Registro e hidratação.
Nutrição no esporte e suplementação de vitaminas, minerais, antioxidantes, compostos bioativos fitoterápicos e alimentos funcionais Alimentos Nutracêuticos. Principais grupos funcionais. Alimentos funcionais de origem vegetal. Probióticos. Prebióticos e simbióticos. Sais minerais. Vitaminas. Alimentos Funcionais, Nutracêuticos e Compostos bioativos – Conceito e Legislação; Propriedades funcionais (conceitos: antioxidantes, anticâncer, anti-inflamatório, antimicrobiana). Propriedades Antioxidantes: Conceitos e formação de radicais livres no organismo e nos alimentos; Sistema de defesa antioxidante: antioxidantes enzimáticos: catalase, GSH, GPx, SOD. Sistema de defesa antioxidante: antioxidantes não enzimáticos: Vitaminas A, E e C e polifenóis, prebióticos e probióticos). Caracterização dos principais compostos bioativos nos alimentos. Relação dos compostos bioativos com as principais doenças e no esporte. Avaliação de risco e toxicidade.
O atleta vegano e vegetariano e a Nutrição esportiva em situações especiais: alergias, intolerâncias, diabetes, doenças crônicas e lesões Recomendações nutricionais e proteicas e demandas metabólicas para atletas veganos e vegetarianos em diferentes modalidades esportivas. Recomendações nutricionais em situações de estresse, e sobretreinamento. Alergias alimentares. Celíaco. Hipertensão. Diabetes. Dislipidemias e doenças crônicas não degenerativas. Aspectos psicológicos dos transtornos alimentares. Mudanças comportamentais e de hábitos alimentares: prevenção e enfoques terapêuticos. Aspectos psicológicos do processo saúde/doença aplicados ao esporte.
Lesões e Recuperação em esportes de alta performance Biomecânica e Fisiopatologia das lesões desportivas. Prevenção das lesões desportivas. Fisiologia da resposta a lesão dos tecidos muscular, tendíneo, ósseo e cartilaginoso. Princípios de tratamento das lesões desportivas. Nutrição, recuperação funcional e prevenção de lesões esportivas.
Nutrição no Esporte para crianças e adolescentes Recomendações nutricionais para atletas crianças e adolescentes. Quantidade ideal de proteína a ser ingerida. Fontes de proteínas a serem ingeridas. Consumo energético e síntese proteica. Fontes de carboidratos. Distribuição de dose. Comparações de Ingesta e exemplos práticos. Hidratação e sudorese. Antes, durante e depois do treino ou competição. Fatores centrais e periféricos que limitam a performance.
Estratégias Nutricionais para a Performance nas modalidades de Força Síntese e degradação proteica. Métodos científicos para avaliar a síntese proteica. Interpretação entre síntese proteica global e muscular. Correlação entre síntese proteica e hipertrofia. Hipertrofia muscular e memória muscular. Estratégias de exercícios para otimizar a síntese proteica. Controle da degradação proteica. Quantidade de proteína a ser ingerida. Fontes de proteínas a serem ingeridas. Leucina. Co-ingestão de carboidratos e gorduras. Insulina. Distribuição proteica ao longo do dia e antes de dormir. Consumo energético e síntese proteica.
Recursos ergogênicos no Esporte – Suplementos Alimentares Abrange investigações relativas aos estudos dos métodos e artifícios utilizados na melhoria do desempenho, incluindo aspectos biomecânicos, fisiológicos, endócrinos e psicológicos, combinados ou não. Discutir os métodos empregados no aumento o desempenho físico. Suplementação nutricional para diversas finalidades. Quais suplementos são efetivos para melhora da performance.
Estratégias Nutricionais para a Performance de modalidades Aeróbias Rotas metabólicas. Insulina. Bioquímica do glicogênio. Micro e macroglicogênio. Índice glicêmico e carga glicêmica. Manipulação de glicogênio (loading de carboidratos). Fontes de carboidratos. Distribuição de carboidratos ao longo do dia. Fatores centrais e periféricos que limitam a performance. Comparações de protocolos e exemplos práticos. Hidratação e sudorese. O que fazer antes, durante e depois do treino ou competição.
Quero me Inscrever
  • Formulário de Inscrição preenchido no site www.avantis.edu.br;

  • Cópia autenticada do Diploma e Histórico Universitário (ou original para conferência);

  • Cópia autenticada do RG e CPF (ou original para conferência);

  • Curriculum Vitae;

  • Comprovante de residência;

Quero me Inscrever

NOTÍCIAS DO CURSO

Carregar mais notícias

Quer ser o primeiro a saber das novidades?

Deixe seus dados que nossa equipe entrará em contato.