Psicopedagogia Institucional

Duração: 24 meses / Nível: Pós-graduação Lato Sensu

//Psicopedagogia Institucional
Psicopedagogia Institucional2018-07-10T12:31:19+00:00

Project Description

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional, tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais especialistas na área da educação, com amplo conhecimento no entendimento das dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, para atuarem com visão crítica e ética a fim de amenizar os riscos psicossociais do aluno.

O Publico Alvo

O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, é destinado aos profissionais da educação, que procuram se inserir melhor no universo educacional e a partir das dificuldades e facilidades, de aprendizagem elaborar estratégias eficientes para o desenvolvimento dos alunos.

Periodicidade

Quinzenal:
Sextas-feiras – 19:30 às 22:30.
Sábados – 8:30 às 12:00 / 13:00 às 16:00.

DISCIPLINAS EMENTAS
Processo de alfabetização Percurso histórico da escrita e da alfabetização. Processos de aquisição da linguagem oral/escrita no contexto escolar. Concepções e métodos em alfabetização. Alfabeto enquanto sistema notacional e não um código. Psicogênese da leitura e da escrita: aspectos formais do grafismo e sua interpretação. Alfabetizar letrando: a leitura das letras, a leitura de mundo. Letramento, leitura e gêneros textuais. Ambiente alfabetizador.
Metodologia científica Apresentação das informações sobre orientação, planejamento, elaboração e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. Caracterização de tipos de trabalho. Estrutura e análise de cenários, identificação e formulação do problema de pesquisa, caracterização das variáveis intervenientes. Definição de objetivos a perseguir para solução do problema. Definição de estratégias de coleta de dados para confirmação de hipóteses ou alcance dos objetos. Tratamento e interpretação de dados. Formulação de conclusões. Papel dos referenciais teóricos.
Desenvolvimento Psicomotor Psicomotricidade: origem, conceitos e especificidades à luz da cultura e dos tempos históricos. Corpo, movimento, espaço e emoção, enquanto forma privilegiada do desenvolvimento e da apropriação de conhecimentos pela criança. Ludicidade, jogos e brincadeiras como instrumentos pedagógicos para o aprender a ser: análises e possibilidades
Bases epistemológicas da psicopedagogia Bases epistemológicas e evolução histórica da Psicopedagogia: história, objeto (s) de estudo, contextualização e caracterização das atividades no campo da psicopedagogia. A psicopedagogia na contemporaneidade.
Introdução à Psicopedagogia Histórico. Psicopedagogia no Brasil. Situação da Psicopedagogia enquanto profissão: Decreto lei e dados da ABPP. Área de atuação. A Psicopedagogia e seu caráter essencialmente interdisciplinar. O psicopedagogo frente às relações intra e interpessoais.
Desenvolvimento cognitivo Representações e conceitos. Desenvolvimento percentual, da memória e da linguagem. Cognição social. Principais questões teóricas e metodológicas sobre o desenvolvimento cognitivo. Resolução de problemas.
Desenvolvimento sócio-afetivo Aprendizagem humana e contextos. Etapas do desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem. A natureza construtiva/interacionista do conhecimento. Mecanismos do conhecimento e do desejo de aprender – motivação, desafio, erros. Educação para o pensar. A interação social, a linguagem e a aprendizagem. Vida em grupo, desenvolvimento integral e aprendizagem. Família e aprendizagem. A Instituição escolar e o processo educativo. A sala de aula: processos e práticas. O envolvimento de pais, cuidadores e comunidade nos processos educativos. Aprendizagem em espaços não escolares: da aprendizagem informal ao desenvolvimento de capacidades comunicativas, estéticas, criativas e sensibilidade
Ética no atendimento psicopedagógico Responsabilidade do psicopedagogo. Ética e Moral na prática profissional. O Código de Ética do Psicopedagogo. Relações com profissionais afins. Aspectos éticos na divulgação de dados psicopedagógicos na atuação profissional e na realização de pesquisas. Problemas da classe profissional. A atuação do psicopedagogo, direitos humanos na saúde e na educação.
Processo de pensamento lógico-matemático Cognitivismo, estágios cognitivos, esquema, assimilação, acomodação, equilibração, a construção do número, a síntese da ordem e da inclusão hierárquica, teoria da reversibilidade, teoria da imprevisibilidade, atividades de desenvolvimento do pensamento lógico, estrutura cognitiva, subsunção, conhecimento (prévio e modificado), aprendizagem significativa, organizadores prévios, significado lógico do raciocínio matemático, tentativa e erro, significado psicológico matemático, memorização, esteio, fases do pensamento lógico, formação de conceitos matemáticos, princípio da assimilação lógica matemática
Aprendizagem e contextos sociais O reconhecimento da multiculturalidade da sociedade e a diversidade de raízes culturais no contexto educativo. A relação entre escola e cultura. Os múltiplos espaços de aprendizagem. Distinções entre Educação Não Formal, Formal e Informal. Os educadores nos distintos campos de educação. A articulação da educação formal com a não-formal. Os diversos campos de atuação do Pedagogo.
Avaliação psicopedagógica Avaliação psicopedagógica institucional. Atendimentos individuais e grupais. Diferentes abordagens para investigação diagnóstica. Levantamento de hipóteses para o diagnóstico

Professores do curso

Eliz Marine Wiggers – Psicóloga, especialista em em Mediação Social pela Universidade
do Planalto Catarinense – UNIPLAC e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de
Santa Catarina – UFSC. Idealizadora do projeto Prevenir consolidado pela Faculdade
Avantis que atua na conscientização e prevenção da AIDS. Grande experiência na área

clínica, social e jurídica, atuando principalmente com os seguintes temas: subjetividade,
mediação social, políticas públicas, e relações de poder.

Mara Regina Zluhan – Profa. Dra. Mara Regina Zluhan, Doutora em Educação pela
UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), 2016. Possui Mestrado em Educação e Cultura
pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2003). Especialização em
Orientação Educacional (1989) e Metodologias do Ensino Superior (2014). Graduação em
Pedagogia – Orientação Educacional pela Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí
(1986). Atualmente é Coordenadora do curso de Pedagogia/EAD, Faculdade Avantis e
docente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Metodologia do Ensino e
Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, planejamento,
metodologia do trabalho acadêmico, metodologia do ensino superior. Integra a CPA –
Comissão Própria de Avaliação.

Investimento

Preço e planos de pagamento
24 x R$ 450,00
18 x R$ 577,00
12 x R$ 833,00
À vista R$ 9.200,00

Descontos e condições especiais

Descontos e condições especiais
20% de desconto para egressos Avantis
15% de desconto para egressos das instituições de ensino da região
12 x R$ 833,00
À vista R$ 9.200,00
  • Formulário de Inscrição preenchido no site www.avantis.edu.br;

  • Cópia autenticada do Diploma e Histórico Universitário (ou original para conferência);

  • Cópia autenticada do RG e CPF (ou original para conferência);

  • Curriculum Vitae;

  • Comprovante de residência;

NOTÍCIAS DO CURSO

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