Já decidiu que tem perfil para fazer faculdade de engenharia, mas está em dúvida entre tantas opções? A variedade pode ser intimidadora para quem precisa tomar uma decisão tão importante.

Para que você acerte na melhor escolha de carreira para seu perfil, a UniAvan explica as características dos profissionais das principais áreas da engenharia, descubra!

Qual faculdade de engenharia fazer?

Atualmente existem 34 especializações diferentes dentro da engenharia, mas cada área demanda um conjunto de habilidades. Explicamos as principais características dos profissionais nas áreas mais procuradas no Brasil:

Engenharia Civil

É a engenharia mais tradicional e é responsável pelo planejamento e execução de construções, casas, prédios, estradas, pontes, barragens e muito mais!

O estudante que deseja atuar nessa área precisa de muita habilidade com números, pois todo aspecto de uma obra é calculado. Também é necessária uma ótima gestão de planejamento, pois o engenheiro civil é quem define como será uma construção, a quantidade de material necessário, e é encarregado de entregar tudo no cronograma.

Engenharia Elétrica

É o profissional responsável pelas técnicas de geração e distribuição de energia elétrica. Além disso, também precisa garantir que a energia distribuída seja eficiente e o processo feito de forma segura.

Apesar de ser de exatas — e precisar amar os cálculos — esse profissional necessita de uma boa dose de imaginação, pois precisará trazer técnicas e teorias que não podem ser observadas e aplicar isso no dia a dia. Também deve gostar de tecnologia e ter uma afinidade por física.

Engenharia Mecânica

O engenheiro mecânico é responsável por projetos em que há o desenvolvimento e manutenção de máquinas, motores e equipamentos para aplicações diversas na indústria.

Deste profissional é necessário um grande interesse por números e curiosidade para continuar aprendendo, pois no ramo sempre há inovações tecnológicas. Além disso, é necessário que o estudante tenha altas habilidades de raciocínio abstrato para entender como os cálculos irão performar na realidade.

Engenharia Ambiental

Este profissional atua para desenvolver técnicas para diminuir o impacto da ação industrial sobre o meio ambiente. Também realiza pesquisa e estudos sobre as leis ambientais para a correta aplicação em diversos projetos.

O engenheiro ambiental precisa ter pensamento crítico e boa interpretação das leis, desenvoltura com comunicação para atuar em equipes e conhecimento de matérias de exatas e ciências biológicas.

Engenharia de Produção

É uma das áreas mais bem pagas dentro da Engenharia, e aquela que mais lida com pessoas. Esse profissional precisa ter o perfil de gestor, pois irá atuar com a produtividade de equipes, Recursos Humanos e Administração.

Além de matérias de exatas da faculdade de engenharia, precisa dominar formas de gestão, sistemas econômicos e comunicação interpessoal.

Com qual área você se identificou mais? Aqui na UniAvan temos todas essas modalidades de faculdade de engenharia para você escolher! Além disso, contamos também com a opção de estudo semipresencial.

Confira nosso blog para mais informações sobre a instituição de ensino que é nota máxima do MEC!