Empreendedorismo, técnicas de alta gastronomia e os desafios e delícias da carreira de um chef de cozinha foram alguns dos temas abordados pelo chef Gabriel Aguilar durante conversa com acadêmicos de Gastronomia na segunda-feira, dia 13. O profissional comanda a cozinha do The Uvva Wine Bar, na Praia Brava, em Itajaí e preparou algumas de suas criações no encontro que celebrou o Dia Nacional do Chef de Cozinha.

Na cozinha escola da UniAvan, Gabriel ensinou algumas técnicas de cozimento à vácuo (sous vide), impregnação de frutas com temperos usando o vácuo, uso de equipamentos como sifão para fazer espuma e as muitas possibilidades do forno combinado, além de preparar três pratos: Atum, melancia grelhada, espuma de burrata e palha de batata salsa, Pargo em baixa temperatura com melão pápricas, quinoa crocante, aligot e ervilha,  Costela prensada com creme de milho trufado, almeirão e cebola caramelizada.

 

Ao falar sobre a carreira na área, o chef destacou que o caminho é árduo e prazeroso, frisando importância de desenvolver as habilidades de liderança e cooperação para ter equipes altamente eficazes. Ele ainda desmistificou o glamour em torno da profissão e apresentou diversas possibilidades de atuação para o profissional formado no segmento. “Como em qualquer profissão, são muito degraus para se chegar ao topo”, ressaltou.

 

Pargo em baixa temperatura, melão com pápricas, quinoa crocante, aligot e ervilha.

 

Costela prensada, creme de milho trufado, almeirão e cebola caramelizada.

 

Atum, melancia grelhada, espuma de burrata e palha de batata salsa.