Promover a empatia e solidariedade, estimular a cultura do desapego, conscientizar sobre a importância da doação e disseminar uma ideia de consumo consciente são alguns dos objetivos que nortearam a criação do Guarda-roupa Solidário, que disponibiliza espaços de trocas de roupas, livros e calçados em todos os blocos do Centro Universitário Avantis (UniAvan). Acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade em geral podem retirar e deixar itens gratuitamente no local.

A iniciativa partiu do Núcleo de Apoio Técnico-pedagógico (Natep). “Estas proposições foram pensadas e analisadas devido ao número de alunos e colaboradores que possuem baixa renda, ou que vieram de outras cidades e ainda estão em processo de adaptação no município. Há aqueles ainda que se encontram desempregados, o aumento de acadêmicos imigrantes e refugiados que hoje fazem parte do corpo discente e que aguardam por oportunidades, além de outras situações” justifica o coordenador no Natep, André Gobbo.

Ainda de acordo com Gobbo, o projeto busca auxiliar na redução de descartes de produtos e objetos de boa qualidade, aumentar o acesso à cultura/leitura, estruturar uma política de arrecadação consciente e ainda contribuir para a redução da desigualdade social no meio acadêmico, facilitando o convívio com a diferença e a diversidade.

Como funciona:

Todos os itens devem ser pegos em formato de troca, ou seja, a cada peça, objeto ou livro retirados deve ser colocado a mesma quantia no lugar. “Caso a pessoa que retirar não tiver condições de colaborar com a troca, basta deixar um bilhete no local da retirada, de modo a demonstrar o apreço com o projeto da instituição”, afirma Gobbo.