O ensino EaD tem se difundido cada vez mais no Brasil. Mesmo com todas as vantagens desse tipo de curso, ainda surgem muitas dúvidas sobre o tema. Neste texto a UniAvan reuniu as maiores questões sobre o tema e responde todas elas para você entender tudo!
Se você está cogitando apostar em um curso do tipo para seu futuro, precisa ler o texto que preparamos para você aqui embaixo. Confira e descubra!

1. O diploma de ensino EaD é válido?

Saber se o diploma fornecido pelo ensino EaD é válido, assim como aqueles de graduações presenciais, é uma das maiores dúvidas de quem busca mais informações sobre o curso. A resposta é sim, ambos os diplomas contam com a mesma validade.

Não podemos esquecer, é claro, que a instituição de ensino deve ter o curso validado pelo MEC, mas isso também vale para ambos os casos. Por isso, antes de escolher onde irá estudar, é preciso checar esse tipo de informação.

2. EaD tem prova?

Os cursos EaD aplicam provas exatamente como acontece também nos cursos presenciais. Existem regras cobradas pelo MEC de que todos os tipos de curso, desde a educação básica até o ensino superior, precisam submeter todos os alunos a exames periódicos, para que a evolução possa ser acompanhada de perto, bem como o conhecimento que foi absorvido.

Cada instituição de ensino define uma média para seus cursos. O aluno deve, então, atingi-la para que seja aprovado e receba o diploma de formação.

3. Quem pode fazer um curso por EaD?

Se você deseja apostar em um curso de graduação EaD, seja ele um curso normal ou um tecnólogo, o único pré-requisito é que tenha um diploma de formação do ensino médio, já que esses são considerados cursos superiores. Será preciso apresentá-lo no ato da matrícula.

Caso seu objetivo seja apenas um curso técnico, não há restrições.

4. O curso a distância é mais fácil que o presencial?

A impressão de que as pessoas têm de que o ensino EaD é mais fácil do que o presencial é um dos maiores mitos sobre o tema. Na verdade, ambos contam com a mesma dificuldade, o mesmo conteúdo e a mesma cobrança.

As provas são do mesmo nível, é preciso ter a presença adequada, notas mínimas, etc. O aluno terá que se dedicar igualmente, mas a diferença aqui é que pode estudar quando e onde quiser, sem a obrigação de frequentar a instituição de ensino para ter que assistir às aulas.

5. Há discriminação na hora de procurar emprego para quem tem um diploma EaD?

A primeira coisa que você deve saber sobre o ensino EaD é que não há essa especificação no diploma ao final do curso. Isso significa que não há discriminação na hora de procurar emprego porque ele tem a mesma validade do curso presencial, como já citamos acima.

Isso vale independentemente do uso que fará para o diploma, desde concursos públicos até empregos em grandes empresas.

6. Posso fazer transferência de um curso presencial para um EaD?

Da mesma forma que é possível fazer uma transferência entre instituições de ensino presenciais, você também pode se transferir para um curso EaD e vice-versa. Não há nenhuma restrição quanto a isso e será preciso, apenas, seguir as regras e procedimentos específicos de cada instituição. Pode ser uma prova, análise de boletim, entre outros.

7. Preciso frequentar alguma aula presencial no ensino EaD?

Será preciso frequentar algumas aulas presenciais, mesmo estando em um ensino EaD. Não são muitas, mas há alguns momentos em que será preciso encontrar a sua turma e seus professores, como para estágios supervisionados, laboratórios, orientações, entre outros.

Agora que você já sabe tudo sobre o ensino EaD e seus maiores mitos e verdades, que tal conhecer o curso oferecido pela UniAvan? A Avantis Digital conta com diversas graduações diferentes para que você escolha aquela que mais se encaixa em seus desejos profissionais.

Para saber ainda mais, confira o nosso blog, onde postamos novidades todas as semanas.