A equipe Avant E-Racing, formada por acadêmicos de Engenharia Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Avantis – UniAvan sonha em representar Santa Catarina na Fórmula SAE Brasil. Para isso, os alunos que estão há sete meses projetando um veículo 100% elétrico para a competição, buscam apoio de empresários da região.

A Fórmula SAE tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. O evento reúne lideranças de grandes empresas como Petrobras e Mercedes Benz e é uma vitrine para os estudantes que podem mostrar suas habilidades e ainda têm a chance de ir para etapa mundial da competição em Michigan, Estados Unidos da América.

Por ser uma disputa acirrada, a Fórmula SAE, criada em 1978, tem provas dinâmicas e estáticas para avaliar os projetos em diferentes áreas, por isso, a importância de desenvolver um carro funcional e seguro. O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Júlio Cesar Berndsen, ressalta que as muitas regras da competição a tornam ainda mais respeitada no mundo automobilístico. “Grandes marcas, como Porsche e Ferrari acompanham a Fórmula SAE para avaliar como os jovens engenheiros solucionam problemas e investem na sustentabilidade” explica.

Para o coordenador quem aderir com a equipe da Avant E-Racing no evento só tem a ganhar. “A nossa instituição compreendeu a importância da prova e adquiriu uma plataforma de veículo elétrico para que os alunos possam testar novas tecnologias, mas necessitamos de outros equipamentos e ferramentas para colocar em prática o projeto excelente desenvolvido pela equipe. Temos chances de ir muito longe”. Quem desejar contribuir com o desenvolvimento do veículo tipo fórmula, pode entrar em contato pelo e-mail julio.berndsen@avantis.edu.br ou pelo telefone (47) 3363-0631.