Com o objetivo de facilitar o aprendizado em diversas áreas de atuação da psicologia, os acadêmicos do curso de Pós-Graduação em Terapia Sistêmica, do Centro Universitário Avantis (UniAvan), terão módulos com professoras referências no assunto “Constelação Familiar”. O primeiro encontro será com Bianca Pizzatto, nos dias 24 e 25 de maio e o segundo encontro com Márcia Sarubbi Lippmann, nos dias 31 de maio e 1° de junho.

As Constelações Familiares surgiram em meio a busca de técnicas para harmonizar relações humanas. Entre tantos gênios que contribuíram para o estudo e experimentos dessa nova abordagem estão Gregory Bateson, Virginia Satir, Ruth MacClendon e Leslie Kadis, os quais foram referência para que mais tarde, Bert Hellinger criasse as Constelações Familiares.
Atualmente, a Constelação Familiar é utilizada em várias áreas profissionais como técnica para trabalhar com questões pessoais, familiares, empresariais e organizacionais. Ao incluir esses módulos na pós-graduação, a Avantis procura possibilitar o aprendizado dessa técnica para uso clínico. “A ideia é integrar como disciplina e incluir o assunto dentro da terapia sistêmica. É uma aula teórico vivencial, onde são feitos muitos exercícios em grupo para que os alunos experimentem na pele para depois aplicar isso com os seus pacientes. Trouxemos as professoras porque elas possuem uma bagagem enorme com muitos recursos”, destaca a Coordenadora da Pós-Graduação, Sofia Scheidemantel Jacobsen.

 

A Professora Bianca Pizzatto é advogada há mais de 20 anos, com experiência em métodos alternativos de solução de conflitos com uso das práticas sistêmicas. Além disso, é trainer, palestrante, criadora de conteúdo e escritora com formação em Psicoterapia Holística, Constelações Familiares e Empresariais, Constelações Estruturais, Reiki, Magnified Healing, Tethahealing e está concluindo a formação em Constelações Organizacionais, sendo também Cocriadora do treinamento de Práticas Sistêmicas no Direito e na Advocacia.

Bianca Pizzatto irá ministrar aulas nos dias nos dias 24 e 25 de maio.

Já a Professora Márcia Sarubbi Lippmann, é advogada, Doutoranda em Ciência Jurídica pela UMINHO – Portugal e Coordenadora do Curso do Grupo de Estudos em Aplicação Sistêmica do Direito e Justiça Restaurativa. Além disso, também atua como Coordenadora e Consteladora do Projeto Uso da Constelação Sistêmica na Casa do Albergado Irmã Maria Uliano, de Florianópolis e Presidente do Direito Sistêmico, na Associação de Direito de Família e Sucessões.

 

Os encontros com Márcia Sarubbi Lippmann serão nos dias 31 de maio e 1° de junho.

Assim, com a experiência e gabarito das referidas profissionais, os acadêmicos terão a oportunidade de entender os conceitos básicos das Constelações e conhecer algumas ferramentas sistêmicas que servem de recursos para o uso da técnica, expandindo assim não só o conhecimento como também a prática profissional da terapia sistêmica.