Av. Marginal Leste, 3600
Balneário Camboriú, SC
47 3363-0631

Palestra trata da atuação do contador no setor público

Palestra trata da atuação do contador no setor público

O curso de Ciências Contábeis recebeu o Secretário de Gestão e Controle da Prefeitura de Navegantes, Fernando Sedrez Silva, para uma palestra sobre o papel do contador no setor público e sua importância para a gestão e controle do município. Durante a conversa, o profissional que é mestre em Gestão de Políticas Públicas, falou também sobre as possibilidades de carreiras na área e o futuro da profissão. O encontro foi promovido pelo professor Edemir Manoel dos Santos, na disciplina de Mercado de Trabalho e Carreira.

Um dos pontos destacados por Fernando é que, cada vez mais, a sociedade passa a entender a função do contador e seu papel fundamental na administração pública, principalmente em períodos de descrença política. “É o contador que vai gerir a informação e promover a transparência das contas do setor público, além do gerenciamento de todos os limites em que estão sujeitas as contas governamentais de um modo geral” comenta.

Segundo ele, ainda é grande a o número de pessoas que almejam setor público em busca de estabilidade profissional, mas a área de consultorias segue crescendo. “Existe um mercado muito forte de consultoria na área pública. Muitas vezes pela indisponibilidade de servidores efetivos, os governantes buscam fora uma orientação técnica mais atualizada”, pontua Fernando, destacando mais um nicho de mercado na área.

Ainda de acordo com o especialista, as mudanças constantes no segmento aumentam a necessidade de profissionais que estejam atualizados. “Com todas essas transformações e novas exigências, o trabalho do contador passou a ser mais exposto para a sociedade, que exige transparência das contas públicas. É uma transformação constante. E sempre que há transformação, há muitas oportunidades” finaliza ele, que também tem experiência na área de administração pública e controladoria.

Share