Av. Marginal Leste, 3600
Balneário Camboriú, SC
47 3363-0631

Pós-Graduação: esse é o caminho!

Pós-Graduação: esse é o caminho!

Novos negócios que surgem da noite para o dia a partir de ideias e plataformas digitais. Negócios tradicionais baseados em anos de trabalho que se dissolvem em minutos. Independente do porte ou segmento, o grande desafio das empresas hoje é o de adaptar-se à pluralidade da nossa época, seja quando falamos da gestão de pessoas, da formulação de estratégias ou posicionamento de mercado.

Conforme Flavia Gamonar, de acordo com a Cornell University, de 2015 a 2020 o ranking da Fortune 500 será totalmente renovado. Na época de 1920 o tempo de vida médio de uma empresa na lista das 500 maiores da S&P era de 67 anos, agora é de apenas 15, de acordo com a Yale University, dado que destaca a importância de negócios se renovarem continuamente se não quiserem ficar para trás. Outro dado da Cornell University que merece destaque é que um estudante que está no ensino médio trocará de carreira em média 5x em sua vida.

Diante de um cenário em constante transformação, as oportunidades do futuro são aquelas criadas a partir das próprias características, valores, talentos e habilidades. E principalmente, estão baseadas na capacidade de reinventar-se, sempre que necessário. Diversos estudos apontam que criatividade, adaptabilidade, bom relacionamento interpessoal e resiliência são algumas das características desejadas pelas empresas e que sem dúvida, são as habilidades indispensáveis às profissões do futuro.

Porém, estas necessidades normalmente não são atendidas pela academia e seus cursos de graduação, com conteúdos programáticos tão teóricos e técnicos. A pós-graduação, por outro lado, é muito mais flexível e atende de forma mais assertiva às necessidades do mercado.

Um estudo produzido em 2016 pela empresa de recrutamento Catho Online mostrou que profissionais que fazem pós-graduação chegam a receber até 70% mais do que aqueles que não fazem. Outro estudo anterior, da Fundação Getúlio Vargas mostrou que cada ano de pós-graduação cursado resulta em 40% de aumento na renda mensal.

Salvo exceções que exigem formação específica, ingressar em um curso de pós-graduação pode ser a possibilidade de ressignificar e redirecionar a carreira, sem precisar passar novamente por toda a formação demorada e generalista que a graduação proporciona. Além disso, os cursos deste nível normalmente abordam conteúdos muito mais práticos, desenvolvem competências socioemocionais essenciais à carreira, especializam quanto à qualidade técnica dos participantes e ainda promovem o network com pessoas que tem os mesmos interesses e já atuam na área.

Buscar qualificação e atualização, seja na área da formação inicial ou em uma área nova, sem dúvida ainda é a melhor opção para construir o próprio caminho, mas com tanta informação disponível é importante buscar referências que ajudem não só a transformar essa informação em conhecimento, mas a compreender que a construção do conhecimento é um processo contínuo e interminável.

Share