Semana teve como tema Felicidade e Excelência Educativa.

A 7ª Semana de Iniciação Científica (SIC), do Centro Universitário Avantis – UniAvan, foi encerrada no dia 25 e outubro, premiando os melhores trabalhos científicos produzidos por acadêmicos dos cursos de graduação, sobre o tema ‘Felicidade e Excelência Educativa – A felicidade faz parte do nosso currículo’, que também foi a temática da Semana.

Os alunos e professores orientadores dos três melhores trabalhos apresentados à Comissão Julgadora foram reconhecidos com certificados e prêmios em dinheiro de R$ 200,00 (terceiro lugar), R$ 300,00 (segundo lugar) e R$ 500,00 (primeiro lugar). Nesta edição, houve um empate no 3º lugar, onde dois estudos conquistaram a média de 9,84, e também no primeiro lugar, tendo dois trabalhos com média 10.

“Por meio de mais essa atividade de ensino, pesquisa e extensão tivemos a oportunidade de nos congraçarmos, compartilharmos ideias e experiências e divulgarmos os resultados de nossas pesquisas, ouvir e aprender, escutar o que profissionais diferentes têm a nos ensinar”, destacou o coordenador do Núcleo de Apoio Técnico-pedagógico (NATEP), André Gobbo.

A reitora, Dra. h.c. Isabel Regina Depiné Poffo, também participou da premiação e ressaltou que é essencial trabalhar de maneira transdisciplinar uma reflexão sobre a felicidade, frente às constantes dificuldades que afetam a sociedade moderna. “Faço votos de que esse evento seja o incentivo para que cada um de vocês continue se dedicando aos estudos e à pesquisa. Que esse seja mais um motivo para fazê-los ainda mais felizes, afinal, vocês são provas vivas de que os nossos esforços sempre são recompensados. Continuem sedentos pela luz do conhecimento”, declarou Isabel.

Ainda na premiação, foi revelado o tema da 8ª SIC em 2020, que será ‘Empreendedorismo, Inovação Tecnológica & Excelência Educativa’.

Confira os trabalhos, autores e professores premiados:

1º lugar

Título: Educação para a felicidade: o uso de cães de companhia mediando o processo educacional

Autoras: Gabriela Auth e Giovanna Vitória Rebelo

Professor orientador: Maciel Alencar Bruxel

Curso: Medicina Veterinária

Título: Oportunos caminhos da felicidade

Autor: Matheus Bueno Gimenes

Professor orientador: Carlos Eduardo Gimenes

Curso: Direito

2º Lugar

Título: Células-tronco mesenquimais: projeto para captação e armazenamento de dentes decíduos na clínica odontológica de uma instituição de ensino superior

Autores: Jayne Batista Alexandre; Micheline Maccari Dornelles e Lucas William Rosa

Professora orientadora: Bruna Jaime Feiden

Curso: Odontologia

3º Lugar

Título: Educação Infantil – o direito da criança de ser feliz e amada

Autora: Sabryna Pereira de Souza.

Professora orientadora: Shirlei de Souza Corrêa

Curso: Pedagogia

Título: O racismo acadêmico e a excelência educativa

Autor: Rafael Ribas Augusto